Energia Solar: quanto custa e como instalar na sua casa?

Com a chegada da bandeira vermelha, muitas pessoas passaram a buscar pela energia solar como uma alternativa para os altos preços das contas de luz

13 out 2021 - 16h35
Apesar do alto custo de instalação, a energia solar é um ótimo investimento a longo prazo
Apesar do alto custo de instalação, a energia solar é um ótimo investimento a longo prazo
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Com a alta na conta de luz por conta da crise hídrica que o país vem enfrentando, cada vez mais brasileiros têm procurado por soluções para conter essa escalada nos preços. E uma dessas soluções que vem chamando atenção do público é a energia solar.

Desde que o fornecimento de energia elétrica entrou na bandeira vermelha, em agosto deste ano, a procura pelo termo cresceu em mais de 200% no Google Trends.

Publicidade

Embora essa alternativa seja excelente, seu custo inicial é alto. No entanto, é uma medida que compensa a longo prazo e quando feita com um bom planejamento financeiro, é possível conciliá-la com outras despesas.

Como funciona a energia solar?

A energia solar é produzida através do calor do Sol que é uma fonte de energia inesgotável. Ou seja, mesmo que o Brasil enfrente outra situação de crise hídrica, você não sofrerá com esse aumento futuramente.

Para você que possui interesse em adquirir essa possibilidade de consumo de energia elétrica, vale destacar que existem dois tipos diferentes de energia solar. São elas:

  • Energia solar térmica: em que é utilizada a energia solar para aquecer água e acionar a refrigeração, por exemplo.
  • Energia solar fotovoltaica: neste modelo, ocorre a instalação de painéis que absorvem o calor e o transforma em energia elétrica para uso doméstico. E é justamente essa forma de consumo de energia que está ganhando adeptos!

E uma das grandes vantagens da energia solar é que além de não produzir poluentes, ou seja, uma fonte de energia renovável, a energia solar também pode ajudar você a ganhar um dinheiro extra.

Publicidade

Isso porque, quando você produz mais energia do que consome, você fica com créditos. E é possível vender esse acúmulo de energia para a concessionária local ou optar por ter esse acúmulo descontado em contas futuras.

E, mesmo que em algum momento você não consiga mais produzir energia por ausência de luz solar, é possível voltar a receber energia da concessionária normalmente.

Quanto custa ter energia solar em casa?

Como mencionado anteriormente, a energia solar possui um custo mais elevado, mas compensa completamente a longo prazo, já que representa uma diferença muito grande de valor para o orçamento doméstico mensal.

Mas, de acordo com o Portal Solar, um portal de conteúdos só sobre esse assunto, o valor médio de instalação de painéis de energia solar pode chegar até R$ 10 mil em residências e até R$ 30 mil em comércios.

Publicidade

Além desses valores, há também custos pela instalação, manutenção e aprovação da concessionária de energia para a aprovação do projeto de energia solar em casa.

Todavia, caso você tenha interesse em ter energia renovável em casa, mas não possui o valor em dinheiro para essa aquisição, saiba que bancos e instituições financeiras já possuem uma modalidade de financiamento específica para energia solar.

A Caixa Econômica e o Santander são dois deles que oferecem esse tipo de financiamento que possui prazos diferenciados e juros mais baixos. E para dar entrada, basta procurar a agência bancária mais próxima de você.

Por fim, vale ressaltar mais uma vez que esse tipo de energia custa alto. Mas desde que seja feito com antecedência e planejamento, será possível ter um custo mais baixo na conta de energia com energia limpa e renovável.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações