Cyber Monday: o que é e como aproveitar os descontos?

Conhecida também como uma "ressaca" da Black Friday, a Cyber Monday é a última oportunidade para aproveitar os descontos do fim de novembro.

29 nov 2021 - 10h33
No Brasil, a Cyber Monday é uma data conhecida por ser o "bota fora" pós Black Friday
No Brasil, a Cyber Monday é uma data conhecida por ser o "bota fora" pós Black Friday
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Após a Black Friday e seu final de semana de compras, acontece hoje a Cyber Monday. E, apesar de ser uma data não tão conhecida, é possível resgatar muitos descontos e promoções em itens.

Tida como uma "ressaca" da Black Friday, a Cyber Monday é realizada hoje em diversas lojas e e-commerces do Brasil. 

Publicidade

A diferença entre a Black Friday e a Cyber Monday é que a primeira costuma ser mais popular e já caiu na rotina dos consumidores. Já a Cyber Monday é um pouco mais tímida e possui menos variedade, já que pode ser encarada como um "bota fora" de produtos que sobraram durante a Black Friday e final de semana.

Já em questão de descontos, a Cyber Monday pode ter descontos maiores ou menores que a Black Friday. Isso vai depender do que o e-commerce pretende com a data. E, por ainda estar ganhando sua popularidade no Brasil, as ofertas também podem ser menos agressivas e menos variadas do que quando comparada a sua data aliada.

A Cyber Monday é melhor para comprar produtos eletrônicos?

Isso depende muito do ponto de vista do consumidor. De fato, o nome Cyber não é à toa, já que a data movimenta a compra de produtos eletrônicos no exterior. E internacionalmente, existe essa diferenciação. Ou seja, a Black Friday seria para compras presenciais e a Cyber Monday, para compras online.

Mas hoje em dia, essa já não é mais uma obrigação. E-commerces servem para complementar a atuação dessas lojas, então elas podem atuar em ambas as datas e nas duas modalidades. 

Publicidade

Enquanto isso, aqui no Brasil a data é um pouco mais discreta e ainda não caiu no gosto da população como a Black Friday, por exemplo. Mesmo chegando no país a partir de 2010, sua popularidade só conquistou os consumidores a partir de 2013, quando a Black Friday bateu seu recorde do período, de R$ 770 milhões no e-commerce.

Depois disso, não faltou muito tempo para que a data fosse incorporada ao calendário comercial e é hoje uma das datas mais importantes do calendário varejista.

Isso significa que, pode ser que daqui há algum tempo a Cyber Monday também ganhe o seu destaque aqui no Brasil e passe a ser de fato uma data voltada para a compra de eletrônicos como em outros países. Mas, até o momento, a data se comporta mesmo como uma promoção do que restou na Black Friday.

Como aproveitar a Cyber Monday?

Ao consumidor que não conseguiu aproveitar tanto quanto gostaria das compras de Black Friday, é possível aplicar as mesmas táticas de procura de promoções.

Publicidade

Ou seja, você pode utilizar os sites de monitoramento de preços, visitar e-commerce por e-commerce para verificar itens, pesquisar as ofertas em outros locais, entre outras formas de economia.

Também existe o site oficial da Cyber Monday, que é o www.cybermondaybrasil.com.br. Lá é possível conhecer todas as empresas participantes da data aqui no Brasil.

Entre elas, destacam-se: 

  • Americanas, com até 80% de desconto;
  • A gigante da tecnologia HP, com até 40% de desconto;
  • Eletroportáteis da Electrolux, com até 40% de desconto;
  • E empresas como a Genera, Avon e Dolce Gusto, com muitos descontos.

Por isso, antes de realizar suas compras de Cyber Monday não se esqueça de verificar se o item que você possui interesse está participando da data para garantir ainda mais descontos nas compras remanescentes de Black Friday.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações