Como saber se as promoções de Black Friday são verdadeiras?

As promoções de Black Friday são utilizadas para adiantar presentes de Natal. Mas como saber se não estou caindo em uma "black fraude"? Veja maneiras!

26 nov 2021 - 11h51
É preciso tomar cuidado com e-commerces que superfaturam os preços para aplicar descontos falsos
É preciso tomar cuidado com e-commerces que superfaturam os preços para aplicar descontos falsos
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

A Black Friday é atualmente a segunda data mais importante para o varejo on-line, ficando atrás apenas do Natal. E por conta dos preços, muitos decidem adiantar os presentes natalinos para essa data. 

No entanto, muitos lojistas superfaturam os preços de itens, fazendo com que muitos itens no dia própria Black Friday (como hoje), estejam com seus preços normais.

Publicidade

Assim, cria-se a "ilusão de ótica" de que o desconto está muito alto e de que vale a pena garantir aquele item no momento.

Ledo engano!  Essa prática é conhecida como "black fraude" e costuma fazer vítimas no Brasil desde que a data passou a ser de fato comemorada no país.

Por isso, separamos algumas dicas rápidas para saber se a promoção é verdadeira e se o desconto realmente vale a pena para o consumidor. Confira abaixo!

1. Saiba qual o valor oferecido por esse item em meses anteriores

Para saber se as promoções de Black Friday realmente valem a pena, é necessário que você, consumidor, investigue o preço daquele item em meses anteriores. Muitos procuram somente pelo mês anterior, outubro, que é normalmente quando os produtos de Black Friday sofrem uma alta justamente por conta das liquidações em novembro. 

Publicidade

Por isso, tente observar o valor nos meses anteriores como julho, agosto e setembro. Atualmente, existem ferramentas que monitoram os preços durante todo o ano, como o Zoom, Buscapé que podem ser instalados como uma extensão do navegador.

2. Compare o preço do item em outros e-commerces

A prática de utilizar o preço cheio dos itens e aplicar o desconto em cima desse valor é realizada por e-commerces já bem conhecidos do consumidor. Por isso, ao avistar um bom preço e uma promoção digna de Black Friday, procure pelo mesmo item em outros comércios

Desse jeito, você consegue comparar outras promoções de Black Friday em locais diferentes, ter dimensão se a promoção é verdadeira ou falsa e ainda por cima, fazer boas escolhas de acordo com promoções reais.

3. Fique atento aos sites

Outro hábito muito comum nas promoções de Black Friday são justamente a aplicação de fraudes. Por isso, esteja atento ao domínio do site! Neste período acontecem muitos golpes de phishing, que fisgam usuários desatentos para roubo de dados.

Publicidade

Então, sempre que se deparar com alguma promoção imperdível com um preço muito baixo, desconfie! Até porque, o prejuízo financeiro de um golpe pode ser muito maior do que o de comprar um item com menos desconto.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações