As exportações da Alemanha aumentaram ligeiramente em outubro, contrariando as expectativas de um declínio graças ao comércio com a União Europeia, enquanto as remessas para os Estados Unidos e a China caíram drasticamente.
As exportações da maior economia da Europa aumentaram 0,1% em outubro em comparação com o mês anterior, mostraram os dados do Escritório Federal de Estatísticas nesta terça-feira.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda de 0,5%.
"A volatilidade da antecipação por causa dos EUA parece ter passado, e as exportações alemãs voltaram à sua nova normalidade: crescimento lento", disse Carsten Brzeski, chefe global de macro do ING.
O governo Trump impôs uma tarifa de importação de 15% sobre a maioria dos produtos da UE em um acordo firmado com o bloco de 27 países em julho. Os EUA foram o maior parceiro comercial bilateral da Alemanha em 2024, com o comércio bilateral de mercadorias totalizando 253 bilhões de euros.
As exportações para os países da UE aumentaram 2,7% no mês, enquanto as exportações de mercadorias para países fora da UE diminuíram 3,3%.
As exportações para os EUA caíram 7,8% em relação a setembro, enquanto para a China elas diminuíram 5,8% e as importações caíram 5,2% no mês.