Dono da Ricardo Eletro é alvo de operação contra sonegação

Força-tarefa cumpria três mandados de prisão e quatorze mandados de busca

8 jul 2020 - 09h38
(atualizado às 10h37)

Autoridades de Minas Gerais deflagraram nesta quarta-feira operação contra o empresário Ricardo Nunes, dono da rede varejista de eletrodomésticos e eletroeletrônicos Ricardo Eletro, por suposta sonegação de 400 milhões de reais em impostos naquele Estado ao longo de mais de cinco anos.

Ricardo Nunes é fotografo logo após ser preso
Ricardo Nunes é fotografo logo após ser preso
Foto: Divulgação

Segundo informações na mídia, Nunes e uma de suas filhas foi preso na operação, denominada de Direto com o Dono. Procuarado, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) disse que mais informações sobre a informação serão dadas em entrevista coletiva nesta manhã.

Publicidade

A força tarefa composta por MPMG, Secretaria de Estado de Fazenda e Polícia Civil cumpria três mandados de prisão e quatorze mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, São Paulo e Santo André. A Reuters não conseguiu entrar em contato com a empresa.

"Além dos mandados de prisão, a Justiça já determinou o sequestro de bens imóveis do dono do negócio, avaliados em cerca de 60 milhões de reais, com a finalidade de ressarcir o dano causado ao Estado de Minas Gerais", disse o comunicado do MPMG.

De acordo com as autoridades, as empresas da rede de varejo cobravam dos consumidores, embutido no preço dos produtos, o valor correspondente ao imposto. No entanto, os investigados não faziam o repasse e se apropriavam desses valores.

A força-tarefa também investiga lavagem de dinheiro, uma vez que afirmou ter havido crescimento vertiginoso do patrimônio individual de Nunes, que teria ocorrido na mesma época em que os crimes tributários teriam sido praticados, o que caracteriza, segundo a Força-Tarefa, crime de lavagem de dinheiro.

Publicidade

A operação conta com a participação de três promotores de Justiça, 60 auditores-fiscais da Receita Estadual, quatro delegados e 55 investigadores da Polícia Civil.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações