Dólar recua com ajuste à cena política e vai abaixo de R$4,10

10 set 2018 - 10h15
(atualizado às 10h30)

O dólar operava em queda e abaixo de 4,10 reais nesta segunda-feira, num movimento de ajuste ao cenário político após o atentado sofrido na quinta-feira pelo candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, que levou os investidores a avaliarem que a esquerda perderia fôlego nas eleições.

Notas de reais e dólares em foto ilustrativa
10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
Notas de reais e dólares em foto ilustrativa 10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

Às 10:12, o dólar recuava 0,45 por cento, a 4,0856 reais na venda, após terminar a quinta-feira em queda de 0,95 por cento, a 4,1042 reais, depois de ter chegado a cair mais de 1 por cento na abertura.

Publicidade

O dólar futuro, entretanto, apresentava alta de cerca de 0,6 por cento uma vez que continuou operando após o fechamento do dólar à vista na quinta-feira e, repercutindo o atentando de Bolsonaro, fechou a 4,069 reais.

"O atentado...alimentou animador desempenho dos ativos locais...tendo como leitura majoritária o potencial fortalecimento de candidatos de centro-direita/direita(especialmente o próprio Bolsonaro) nas eleições do próximo dia 7 de outubro", explicou a H.Commcor Corretora em relatório, chamando a atenção para a pesquisa BTG divulgada nesta segunda-feira.

Pelo levantamento, Bolsonaro ampliou a liderança após o atentado, com 30 por cento das intenções de voto, de 26 por cento na semana passada. Após levar uma facada na quinta-feira, o candidato, que permanece internado em São Paulo, disse no Twitter que logo estará 100 por cento e que não dará o "gosto" de ficar fora do pleito para aqueles que desejam isso.

"Em síntese, e tendo como base essa pesquisa, Bolsonaro segue ganhando terreno, o que pode ter sido potencializado pelo atentado ou não (pode ter sido coincidência), mas de todo modo tende a embasar o bom humor no mercado", completou a H.Commcor Corretora .

Publicidade

O mercado avalia os candidatos de esquerda como menos cuidadosos com as contas públicas, e agora aguarda outros levantamentos para ajustar suas posições, entre eles o do Datafolha, esperado para após o fechamento do mercado nesta segunda-feira.

Além do cenário eleitoral, há ainda preocupação sobre os efeitos da guerra comercial depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que está pronto para seguir adiante e aplicar tarifas sobre mais 267 bilhões de dólares, além dos 200 bilhões de dólares sobre bens do país asiático que devem ser taxados nos próximos dias.

O dólar operava em baixa ante uma cesta de moedas, e apresentava movimento misto ante divisas emergentes.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 10,9 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares para rolagem do vencimento de outubro, no total de 9,801 bilhões de dólares.

Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se