Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Sai hoje o 2º lote da restituição do IR: confira se é sua vez

Mais de 4 milhões de contribuintes serão contemplados com a restituição no segundo lote

30 jun 2022 - 06h00
Compartilhar
Foto: Adobe Stock

É liberado hoje (30/6) o segundo lote de restituição do imposto de renda 2022. Com isso, receberão o crédito bancário 4.250.448 contribuintes, no valor total de R$ 6,3 bilhões. Desse total, mais de R$ 2,6 bilhões são destinados aos que têm prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 entre 60 e 79 anos, 48.913 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 661.831 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 2.776.808 de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março de 2022. O pagamento da restituição de imposto de renda 2022 é feito em blocos, sempre no final do mês, entre maio e setembro.

Publicidade

Como saber se a minha restituição do IR está disponível?

Para saber se a sua restituição do imposto de renda 2022 está disponível, basta acessar a página oficial da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição", ou diretamente neste link do site da Receita. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo disponibilizado pela Receita que funciona em tablets e smartphones.

Como é efetuado o pagamento da restituição do IR?

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, informa a Receita Federal. 

Se houver erro na declaração, como retificar? 

Camila Oliveira, contadora tributarista e professora da Trevisan Escola de Negócios, informa que não há prazo para a retificação da declaração do imposto de renda, há apenas o prazo da prescrição, que é de 5 anos. Para retificar identifique qual o ano de sua declaração e baixe o programa do IR correspondente. 

Outra forma de retificação é on-line no através do site da Receita com acesso ao E-cac, através do código de acesso e senha ou senha do GOV.BR desde que esteja no nível "prata" ou "ouro”. 

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações