Patrocínio

Para BC, cartão de crédito irá acabar em breve: entenda

Roberto Campos Neto, presidente do BC, afirmou em evento que o cartão de crédito não será mais necessário com nova tecnologia

15 ago 2022 - 12h32
Campos Neto
Campos Neto
Foto: Divulgação

O cartão de crédito irá acabar em breve, de acordo com declaração do Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Mas isso não quer dizer que o cartão será proibido, nada do tipo: o executivo acredita que uma nova tecnologia, mais eficiente, irá substituir o cartão, tornando-o desnecessário. 

A declaração foi feita durante o evento “O Futuro da Regulamentação dos Criptoativos no Brasil”, promovido pelo escritório de advocacia Figueiredo & Velloso Advogados Associados. Entenda a visão do Banco Central para o futuro das finanças. 

Publicidade

De acordo com Campos Neto, o sistema do Pix já é um começo no caminho que o Banco Central pretende seguir na evolução do dinheiro com uma carteira digital integrada. 

"Ninguém vai ter 5 aplicativos de bancos"

No evento, o presidente do BC compartilhou sua visão de como será o sistema financeiro no futuro: “Eu acho que em algum momento você vai pegar o seu celular e vai ter um integrador. Ninguém vai ter cinco aplicativos de banco que você precisa abrir”. 

Ele explicou que esse integrador irá apresentar toda a vida financeira do usuário, virtual ou física, em um mesmo lugar. O usuário poderá ter uma carteira de dinheiro físico e de dinheiro digital e as transações serão centralizadas e consolidadas nesse aplicativo. 

O executivo acredita que esse avanço irá ajudar também na educação financeira e controle financeiro. “Esse sistema elimina a necessidade de cartão de crédito, eu acho que o cartão de crédito vai deixar de existir em breve,” disse. 

Publicidade

Sobre criptomoedas, Campos Neto declarou ainda que, ao contrário do que outros bancos centrais querem fazer, o objetivo do BC é trazer as criptomoedas para o mundo regulado. 

Próximos passos do Pix pelo Banco Central 

Campos Neto comentou que já está nos planos do BC a integração do PIX com Open Finance - conceito de sistema financeiro aberto e integrado entre instituições - na criação de uma moeda digital. 

Além de Pix Saque e Pix Troco, estão na agenda do BC para a evolução do Pix as funcionalidades Pix Cobrança, débito automático e Pix internacional, com expansão em pelo menos pela América Latina. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações