Vale a pena investir nas criptomoedas? Especialista responde

Mais de 20 mil criptomoedas surgiram no mercado nos últimos nove anos; especialista diz que grande parte não são seguras para investimento

18 ago 2022 - 17h06
(atualizado às 17h20)
As criptomoedas estão em processo de expansão no mercado de investimentos
As criptomoedas estão em processo de expansão no mercado de investimentos
Foto: Alto Astral

Você já ouviu falar nas criptomoedas? Elas são moedas digitais que funcionam através de uma tecnologia chamada "blockchain", que registra e armazena as transações financeiras via web. Além disso, as criptomoedas são descentralizadas. Isso significa que elas não são emitidas ou controladas por nenhum órgão, ou governo, apenas pelos próprios usuários. 

Com isso, a busca e o interesse pelas criptomoedas só tem aumentado nos últimos anos. Hoje já existem mais de 20 mil tipos de moedas digitais disponíveis no mercado, e com milhares delas sendo negociadas pelo mundo, obter o máximo de informação sobre os ativos se torna fundamental para saber em qual investir.

Publicidade

No entanto, segundo Bernardo Pascowitch, especialista no assunto, a grande maioria destas moedas não são seguras para um bom investimento

"Assim como em todo novo mercado, temos ativos bons e ruins, por isso, é importante o investidor saber que grande parte dessas moedas são muito pequenas e não devem durar muito tempo no mercado. Dessa forma, é preciso analisar a segurança e bons projetos na hora de investir", analisa Bernardo.

O Bitcoin é a principal criptomoeda de valor no mercado
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Como começar investir em criptomoedas?

As criptomoedas fazem parte de uma nova realidade que, cada vez mais, está presente no mercado financeiro. O Bitcoin, por exemplo, foi a primeira criptomoeda em circulação no mundo e é considerada ainda hoje a mais sólida do mercado. 

Para investir em um ativo, você pode comprar cotas de fundos de criptomoedas ou negociá-las diretamente em uma exchange, que são as corretoras de moedas virtuais. Também é possível investir por meio de ETFs (Exchange Traded Funds), que é um fundo de investimento negociado como ação na bolsa de valores.

Publicidade

E assim como o investimento em ações, o mercado das criptomoedas é volátil e pode apresentar uma alta variação de preços. Portanto, não é um tipo de investimento recomendado para investidores com perfil conservador. 

Por isso, antes de investir em uma criptomoeda, estude sobre o mercado e como ele funciona. Procure análises de especialistas, conheça as principais moedas e pesquise sobre sua valorização. Desse modo, você aplicará seu dinheiro com mais segurança e evitará possíveis prejuízos.

Fonte: Bernardo Pascowitch, fundador do buscador de investimentos Yubb.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações