Estudo alerta para os riscos das opções binárias

Estudo aponta que, embora seja uma operação financeira simples, é difícil ter lucro com as opções binárias.

28 mai 2022 - 04h00
Foto: Adobe Stock

Quem pesquisa sobre formas de investimento na internet pode acabar caindo em conteúdos que fazem propaganda de um tipo bem arriscado de operação financeira chamado de opção binária. A modalidade promete lucros fáceis, mas um estudo mostrou que não é bem assim. 

As opções binárias são como um tipo de aposta, operada em corretoras estrangeiras, na qual o investidor não investe em um ativo, mas especula sobre a alta ou queda no preço de um ativo. Se estiver certo, o ganho pode ser alto, mas em caso de erro, se perde todo o valor da aposta.

Publicidade

Um grupo de acadêmicos de física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) analisou os riscos e possibilidades das opções binárias, e apontou na conclusão que, apesar de as opções binárias serem ativos financeiros simples, “essa simplicidade não implica em lucros fáceis e contradizem a propaganda enganosa que é encontrada na internet.”

O estudo aponta ainda: “Na internet há grupos de pessoas vendendo a ideia equivocada de que as opções binárias são um investimento fácil e de altos ganhos em curtíssimo tempo. Elas estão vendendo cursos duvidosos e questionáveis porque nada garante que tais estratégias darão uma taxa média de acertos acima dos 50%. Por isso, questiona-se que estejam apenas lucrando com as vendas dos cursos e não com operações, de fato, lucrativas no mercado”.

Ainda, uma informação importante para quem pensa em entrar nesse tipo de aposta é que, no Brasil, ela não é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula os investimentos no Brasil. Por isso, as corretoras brasileiras não operam com opções binárias. Para entrar nesse jogo é preciso então abrir uma conta em uma corretora estrangeira, portanto sem as garantias que as corretoras brasileiras oferecem. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações