Dia dos Pais: como guiar o caminho financeiro dos filhos

Aprender a gerenciar o dinheiro desde a infância garante uma relação mais saudável com as finanças na vida adulta

12 ago 2022 - 15h27
(atualizado em 13/8/2022 às 06h00)
Foto: Adobe Stock

Que tipo de lição você quer deixar para seus filhos nesse Dia dos Pais? No mundo cheio de incertezas em que vivemos, certamente ser financeiramente responsável é a principal lição que deve servir de legado para os filhos.

Em janeiro último, a Mozper, fintech que ajuda crianças e adolescentes a lidarem com finanças de forma inteligente e responsável, realizou a pesquisa "A evolução da educação financeira entre gerações", que revela que a maioria dos pais reconhece a importância da educação financeira para a vida e procura ensinar aos filhos. 

Publicidade

Segundo a pesquisa, 90% dos pais conversam com as crianças e adolescentes sobre os impactos das decisões financeiras na vida pessoal e a importância da organização, equilíbrio e do controle financeiro. 

“É uma mudança geracional considerável. Antigamente, as pessoas tinham uma relação diferente com as finanças e acreditavam que a educação financeira era mais sobre aplicações e investimentos”, explica Mariana Rocha, head de marketing da Mozper. “Atualmente, constatamos que os pais mudaram seu comportamento com seus filhos, como um processo de reparação. Eles mudaram sua percepção sobre dinheiro e já veem a gestão do orçamento familiar como um conhecimento que deve ser passado aos filhos.” 

A mesada como forma bde educação financeira

Hebert Mendes, pai da Malu, de 10 anos, começou a perceber a necessidade de ensinar finanças para a filha, que utiliza a mesada em passeios, como teatro e cinema, para comprar lanches na escola e, eventualmente, com vestuário e acessórios.

“Percebi que, atualmente, a independência das crianças se dá de forma mais precoce. Por isso, senti a necessidade de procurar uma solução que me permitisse garantir o aprendizado dela de forma responsável e supervisionado”, comenta. 

Publicidade

“Como as crianças e adolescentes aprendem pelo exemplo, o assunto não deve ser considerado um tabu no ambiente familiar", afirma Mariana Rocha. “Envolver os filhos no planejamento do orçamento e apresentar o valor do dinheiro contribui no desenvolvimento de hábitos mais saudáveis, no consumo consciente e autocontrole. Por isso, se as finanças não estiverem boas, é recomendado não esconder: os filhos não precisam saber de todos os detalhes das finanças da família, nem participar de todas as conversas e decisões, mas, para o aprendizado, é importante que eles saibam das estratégias para economizar, pagar contas e dívidas e ter consciência do contexto financeiro da família.”

Criação e incentivo de hábitos positivos

O consumo consciente é uma das principais lições para se criar uma educação financeira de qualidade para com as crianças.

“É necessário apresentar como ganhar, economizar e gastar com responsabilidade. Além de monitorar as compras para o garantir o desenvolvimento de um relacionamento saudável com o dinheiro”, diz a especialista.

“É importante estar ciente da tendência de transição do dinheiro físico para o dinheiro digital. Certamente, isolar as crianças dessa tendência poderá impactar negativamente  na vida financeira como adultos: o dinheiro digital é um conceito abstrato e os gastos não parecem 'reais' - é muito mais impactante quando em um minuto eles têm uma nota de cinco na mão e após gastar, a nota não existe mais. Com os cartões, isso não existe, ele continua lá. É muito fácil para as crianças não compreenderem por completo a tangibilidade do dinheiro que estão gastando e perderem de vista o valor do dinheiro.”

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações