De pai para filho: a receita de um negócio de sucesso

Negócio entre pai e filho completa 10 anos com receita de R$ 37,6 milhões (primeiro semestre de 2022)

12 ago 2022 - 06h00
(atualizado às 09h39)
Carlos Augusto Jr. e o pai Carlos Augusto: juntos no negócio
Carlos Augusto Jr. e o pai Carlos Augusto: juntos no negócio
Foto: Divulgação

Existe um velho ditado que diz que nunca se deve ter um parente como sócio. Mas nem sempre isso é verdade. Em ritmo de Dia dos Pais, Carlos Augusto Nepomuceno e Carlos Augusto Nepomuceno Jr. ― pai e filho ― comemoram 10 anos de parceria sólida, com receita de R$ 37,6 milhões (primeiro semestre de 2022) e 65 lojas abertas.

Trata-se da rede de franquias Frango no Pote, que mais que dobrou seu faturamento no primeiro semestre de 2022, com um crescimento registrado de 108% na comparação com o mesmo período de 2021. No período foram abertas oito novas unidades, e a expectativa é inaugurar mais 18 no segundo semestre.

Publicidade

Frango com gosto brasileiro

A ideia nasceu de fazer um frango frito com gostinho brasileiro. Em uma viagem aos Estados Unidos, Carlos Augusto Nepomuceno da Silva, conhecido como Carlão, conheceu o frango frito vendido no balde, tão apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar” a iguaria ao lado do filho Carlos Jr. 

Na área da churrasqueira de casa, em Brasília, desenvolveram uma marinada com temperos nacionais para temperar o frango, utilizando uma farinha exclusiva para empanar e fritaram os primeiros pedaços. A receita foi um sucesso e completa agora uma década.

O pai e fundador é pedagogo e tem pós-graduação em administração escolar. O filho é formado em gastronomia. O filho é CEO da Frango no Pote e o pai ocupa o cargo de diretor financeiro da empresa.

É curioso observar que Carlos Augusto Jr. tem apenas 23 anos. Aos 16 ele saiu da escola e entrou na faculdade de gastronomia. “Eu era o mais novo da minha turma”, diz. Aos 18 concluiu o curso. Depois foi para os Estados Unidos passar uma temporada de trabalho e em 2018 voltou para assumir a Frango no Pote.

Publicidade

Ficha da franquia

Fundação: 2012

Início no Franchising: 2014

É associado ABF: Sim (desde 2014)

Investimento total aproximado: a partir de R$ 299 mil

Taxa de Franquia: R$ 50 mil

Capital de giro: de R$ 10 mil a R$ 30 mil

Royalties: 5% do faturamento

Fundo de propaganda: 2% do faturamento

Publicidade

Área mínima de uma unidade: 50 m²

Número de pessoas na operação: de 8 a 16

Faturamento médio: R$ 130 mil

Taxa de lucratividade: de 12% a 25%

Prazo de retorno do investimento: de 18 a 36 meses

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se