Conheça as 4 maiores dores das pequenas empresas no Brasil

Especialistas identificam as principais dificuldades das PMEs brasileiras.

1 jul 2022 - 05h30
Foto: Pixabay

O Brasil é um país que empreende, sim. Segundo o Ministério da Economia, só em 2021 foram abertas mais de 4 milhões de empresas no país. Foi um aumento de 20% em relação ao ano anterior ― o início da pandemia. No entanto, o que sobra de vontade para empreender falta de conhecimento técnico. 

A BBX, por exemplo, que mentorou 120 empresas nos últimos dois anos, identificou, entre esse grupo de mentoradas quatro principais “dores” dos empreendedores brasileiros, em especial de pequenas e médias empresas:

Publicidade
  • • 92% dos mentorados não sabem como elaborar ou não conseguem cumprir o planejamento financeiro; 
  • • 80% não possuíam business plan; 
  • • 60% não tinham conhecimentos sobre governança; 
  • • 50% apresentavam divergências em comunicação institucional. 

“O primeiro contato das empresas conosco costuma se dar em razão de uma questão financeira. Muitos empreendedores têm a visão errônea de que o planejamento financeiro é sinônimo, simplesmente, da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e acreditam que é assunto restrito à contabilidade, enxergam a ‘pessoa do financeiro’ não como um diretor, mas como alguém cuja responsabilidade é pagar contas”, afirma James Cichy, founder e CEO da companhia. 

Falta de conhecimento técnico

Sobra vontade, mas falta conhecimento técnico ao pequeno empreendedor brasileiro. Essa percepção errada da área financeira afeta o plano de negócios. A grande maioria das PMEs nascem sem nenhuma estratégia de sobrevivência, confundindo missão/valores com business plan.

“O que é preciso ter em mãos são linhas de previsibilidade do negócio, de entendimento quanto ao momento de expansão da empresa, da necessidade de aumentar o time, dos custos atrelados a esse crescimento”, acrescenta o CEO da BBX. “O contrário também precisa estar contemplado: o que vai definir uma eventual redução? Se for necessário diminuir a equipe, quais cargos são os cruciais? Quais serão os impactos de desligamentos?” 

Desconhecimento de processos de governança e compliance

É essencial que a PME tenha um bom cumprimento de normas legais e regulamentos internos. É muito comum essas pequenas empresas descumprirem práticas básicas, muitas vezes revelando despreparo dos empreendedores, que vendem uma ideia da empresa que passa longe da realidade.

Publicidade

O brasileiro é empreendedor por natureza, mas precisa de orientação, aconselhamento. A mentoria empresarial pode ser uma boa saída, pois ela agrega diferentes visões e experiências”, diz finaliza Cichy. “Importante ressaltar que o ideal é sempre trabalhar com dois ou mais mentores especialistas, ampliando a rede de apoio e troca. Crucial também destacar que não se deve deixar para procurar auxílio apenas quando um problema aparecer, pois pode ser tarde demais.”

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se