Como evitar fraudes comuns nas compras de Dia dos Pais

O domingão está chegando e os atrasadinhos estão comprando com pressa. E aí mora o perigo!

12 ago 2022 - 11h51
(atualizado às 15h25)
Ariane Pelicioli dá as dicas para sua proteção
Ariane Pelicioli dá as dicas para sua proteção
Foto: iUPay / Divulgação

Muita gente está atrasada para fazer a compra do presente bpara o Dia dos Pais, que acontece no domingo (14). E são justamente os compradores afobados que acabam caindo em fraudes nas datas comemorativas. O Brasil registrou no primeiro semestre deste ano cerca de 3 milhões de tentativas de fraude, segundo dados do Mapa da Fraude realizado pela ClearSale.

“Com estruturas cada vez mais complexas, todo cuidado no ambiente digital se torna essencial. À medida que expande a variedade de empresas que ofertam os seus produtos e serviços nas redes, aumentam os números de fraudadores. Consumidores atentos a esse fato tendem a cair menos em armadilhas”, explica Ariane Pelicioli, CEO e co-fundadora da iUPay, startup de meios de pagamento que faz parte do portfólio da Wayra Brasil. 

Publicidade

Para você não ser mais uma vítima, a especialista enumera 5 dicas para ficar de olho nas compras para o Dia dos Pais.

1. Confira os dados na Receita Federal

Confira o CNPJ e analise a situação cadastral da organização no site da Receita Federal

“É importante ter em mente que uma empresa estar ativa não significa que a pessoa está isenta de sofrer um golpe. Essa consulta é apenas uma fase do processo de apuração”, conta a executiva.

2. Simule uma compra

“A Lei do E-commerce versa sobre a obrigação das empresas em divulgar no sítio eletrônico, de forma destacada e acessível, informações claras sobre o produto ou serviço, prestar atendimento facilitado ao consumidor e respeitar o direito de arrependimento. Além disso, a apresentação do nome e CNPJ, conjuntamente com endereço físico e eletrônico para localização, se torna um dever das organizações”, explica Ariane. 

Publicidade

Se esses elementos não estiverem disponíveis na simulação, pode ser que a instituição não seja confiável. 

3. Analise a reputação do e-commerce

Sites como Consumidor.Gov, monitorado pelo Procon, e Reclame Aqui oferecem uma amostra de como a empresa trata seus compradores, além da oportunidade de verificar se cumpre seus discursos. 

4. Observe postagens e comentários nas redes sociais

“Parte da população, principalmente mais jovem, se concentra em reviews e comentários dos usuários que estão ativos nas mídias sociais. Essa tendência pode ser explicada tanto pela proximidade com outros consumidores quanto pela responsividade da marca. E-commerces com boas avaliações são propensos a serem idôneos”, conta Ariane.

5. Utilize as facilidades do navegador a seu favor

“Para o Chrome/Brave/Edge, por exemplo, há extensões como AVG Online Security e Sitejabber que mostram o nível de confiabilidade de determinado domínio. Geralmente, os softwares contam com uma instalação simples e conferem análises completas sobre o site pesquisado”, finaliza. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações