Foto: Adobe Stock

O pesadelo de qualquer empreendedor é ficar sem fluxo de caixa. Pior ainda se acontecer literalmente da noite pro dia. Foi o que ocorreu em 2017 com os amigos Cesar Bertolo e Cezar Miquelof: sua rede de academias em São Paulo desabou com os efeitos colaterais de uma sociedade desfeita. 

Mas em vez de se lamentar, a dupla se reinventou e assim nasceu a C4 Gym, uma academia que mantém a essência de bairro, mas com estrutura de grandes redes. Em 2021, com faturamento de R$ 3,1 milhões, a rede mergulhou de vez no modelo de franquias para se expandir para fora da capital paulista.

Publicidade
Da esq. para a dir.: Cesar Bertolo, Thiago Lourenço, Cezar Miquelof e Celso Bertolo
Foto: Bruno Desontini / Divulgação

Mas esse caminho nem sempre foi tranquilo. Muito pelo contrário. Foi necessário, no primeiro momento, recorrer a empréstimos pessoais e adiantamentos de valores do cartão de crédito para manter as operações funcionando durante os primeiros meses, sobretudo até 2019, quando enfim quitaram as dívidas e começaram a se normalizar e dar lucro. E foi aí que entraram mais dois na sociedade: Celso Bertolo e Thiago Lourenço.

Para contar um pouco dessa história de empreendedorismo, fomos conversar com Cesar Bertolo, sócio fundador e diretor operacional da rede.

Amigos se unem pra salvar academia e faturam R$ 3 milhões
Video Player
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações