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Consumidor de energia se preocupa sim com o meio ambiente

Dados mostram que as empresas do setor precisam estar atentas às novas necessidades dos clientes.

18 jan 2022 07h30
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Foto: Pixabay

Em meio a um cenário de grandes transformações e discussões em torno da adoção de energias renováveis, a EY lança a pesquisa Navigating the Energy Transition Consumer Survey, que contou com a participação de 34 mil consumidores em 17 países, com o objetivo de entender suas necessidades, valores e expectativas em relação ao consumo de energia. 

Os dados mostram que existem oportunidades atraentes para as empresas do setor que estiverem dispostas a reformular seus negócios e, assim, inserir os clientes no topo de suas principais prioridades.

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“Os fornecedores de energia estão enfrentando vários desafios, mas atender às expectativas dos clientes pode ser considerado o mais difícil até agora. As constantes evoluções tecnológicas fazem com que seus hábitos apresentem significativas alterações. Direcionar o foco da empresa na transformação da experiência do consumidor é uma estratégia vencedora. Isto se traduz em aproveitar maneiras mais ágeis de se trabalhar e criar uma cultura para melhorar, inovar e colocar as pessoas em primeiro lugar, de maneira constante”, explica André Flávio, diretor-executivo do setor de Energia da EY.

De acordo com a pesquisa, 92% dos entrevistados têm em suas residências um novo produto ou serviço relacionado à energia, 86% estão interessados em geração própria, 25% consideram a compra de um carro elétrico e 13% pensam em armazenar baterias nos próximos três anos. Esta combinação de interesses e a adoção cada vez maior de soluções energéticas estão mudando a relação da indústria com seus clientes. 

Esse público é mais ativo e engajado, participante de um ecossistema de energia mais dinâmico e variado. A pesquisa aponta que a demanda por experiências integradas e soluções simples, mas sofisticadas e de ponta a ponta, serão o novo padrão. E os fornecedores que se adaptarem rapidamente a essa nova dinâmica sairão em vantagem.

Preocupação ambiental

A pesquisa revela, ainda, que os consumidores têm demonstrado grande interesse em adquirir novos produtos e serviços ligados à energia quando seus benefícios envolvem economia de dinheiro, economia de tempo e proteção do planeta. 

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Embora o custo continue sendo o fator mais crítico nas decisões de compra (53%), o impacto no meio ambiente (47%) e o quanto estas novas soluções tornam suas vidas mais fáceis (34%) também são aspectos importantes. Esses fatores são ainda mais relevantes para aqueles que consideram as compras nos próximos três anos, sendo esse custo algo crítico para 67% dos entrevistados, o meio ambiente para 51% e a conveniência para 36%.

Ainda que a atenção dos consumidores esteja voltada à sustentabilidade, é importante salientar que isso que não se aplica a todos. Os fornecedores do setor de energia deverão focar em abordagens personalizadas e alinhadas às motivações de cada cliente.

Novo perfil que surge

A pandemia da Covid-19 acelerou as mudanças na forma como trabalhamos e vivemos, criando um segmento de clientes cada vez mais presentes em suas residências e que se comportam muito mais como uma pequena empresa. Sendo assim, 64% dos que trabalham em casa verificaram seu consumo de energia pelo menos uma vez por mês (12% acima da média) e 70% estavam interessados em soluções de eficiência energética (8% acima da média).

Os fornecedores têm hoje mais de 1/5 dos clientes residenciais mais dependentes de energia. Eles entendem que este novo segmento pode elevar o grau de relacionamento caso invistam de forma efetiva na oferta de tarifas personalizadas e soluções de energia voltadas a esse público.

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Os dados mostram que os consumidores, embora façam uso constante dos canais digitais ao interagir com os fornecedores do setor, em certos casos preferem o contato humano. Mas 62% revelaram ter tido problemas ao usar o serviço digital e 37% não estão confiantes em relação a esses serviços - número que aumenta para 50% em relação à Geração Z. 

De qualquer modo, as gerações Y e Z tornaram-se o maior grupo demográfico do mundo e são hoje os consumidores mais engajados no que diz respeito à energia, estando mais propensos a monitorar e ter maior controle sobre seu próprio consumo.

Em uma análise geral, os dados revelam que os consumidores estão cada vez mais cientes das questões ligadas à sustentabilidade. Segundo a pesquisa, 64% dizem que obter produtos e serviços sustentáveis é algo crítico, 36% estão dispostos a pagar mais por eles e 54% dizem que estão satisfeitos com o que vem sendo oferecido atualmente. 

Quando questionados sobre o que os fornecedores precisam fazer para demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade, as respostas se dividem entre fornecer novos produtos e serviços (52%), apoiar programas locais de sustentabilidade (50%), oferecer soluções de energia verde (50%) e operar por meio de uma frota verde (27%).

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