Confiança econômica da zona do euro cai apesar da retomada da indústria

29 jun 2022 - 07h36

A confiança econômica da zona do euro caiu um pouco menos do que o esperado em junho, uma vez que os consumidores e o comércio varejista se tornaram mais pessimistas mas o humor nos setores industrial e de serviços melhorou.

A pesquisa mensal da Comissão Europeia mostrou que o sentimento econômico nos 19 países que compartilham o euro caiu de 105,0 em maio para 104,0 em junho. Os economistas consultados pela Reuters esperavam uma leitura de 103,0 em junho.

Publicidade

O sentimento na indústria melhorou para 7,4 pontos de 6,5 em maio e para os serviços, o maior setor da economia, para 14,8 de 14,1 em maio. Os economistas esperavam que ambos caíssem.

A confiança dos consumidores caiu para -23,6 de -21,2 e o sentimento do comércio varejista para -5,1 de -4,2. As famílias tiveram uma visão mais pessimista da economia para o último ano e para o próximo, assim como suas perspectivas de fazer grandes compras e poupança.

As expectativas de inflação dos consumidores, que atingiram máxima histórica em março, continuaram a cair, indo de 45,5 em maio para 42,6 em junho. As expectativas de preços de venda também foram mais baixas entre as indústrias, em 50,4, abaixo de um recorde de 59,5 em abril.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações