Como manter a equipe motivada em uma agência de publicidade?

A publicidade realizada de maneira ética e saudável traz diversos benefícios para a sociedade, tanto para os negócios quanto pra população.

8 dez 2021 - 06h00
Com uma equipe comunicativa, a troca de informação acontece o todo tempo para a realização de um projeto
Com uma equipe comunicativa, a troca de informação acontece o todo tempo para a realização de um projeto
Foto: Unsplash

Em tempos de crise, ter uma equipe motivada em um ambiente que exige criatividade e produtividade é necessária para que a gestão de pessoas esteja preparada para mostrar um eficiente trabalho. Na gestão de pessoas, pequenos detalhes fazem toda a diferença, desde os padrões estruturais até o formato de relacionamento entre chefia, líderes e colaboradores.

Ter uma atenção pela saúde mental e pela emocional é um fator essencial para manter uma equipe engajada. Durante a pandemia, uma pesquisa feita pela Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) com duas mil pessoas entre 18 e 24 anos de idade, nas cidades de: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador, mostrou que 39% dos entrevistados afirmaram que a saúde mental ficou ruim, e 11%, muito ruim.

Publicidade

O assunto sobre saúde dentro de agências publicitárias e de outras empresas ainda é muito abordado, pois com a volta dos trabalhos presenciais, as pessoas precisam assegurar a colaboração um com os outros e se readaptarem ao novo normal. De acordo com dados do Google, o mês de outubro chegou a apresentar sobre o tema Saúde Mental um percentual de 83%, e sobre Gestão de Pessoas, 81%, números que revelam a relevância sobre o assunto.

Geralmente em uma agência de comunicação, e se tratando de publicidade, os perfis que integram uma equipe são profissionais da área de humanas. As habilidades exigidas dentro de uma organização de publicidade, são: proatividade, boa comunicação, empatia, simpatia, persuasão, flexibilidade e criatividade, a fim de exercer a função com qualidade e transformar metas em resultados pela união dos colegas de trabalho.

E como manter a equipe motivada em uma agência de publicidade com diferentes estilos e opiniões de pessoas?

O clima de sinergia encontrado em uma agência de publicidade é evidente. Composta por uma equipe comunicativa, a troca de informação acontece o todo tempo para a realização de um projeto. Essa flexibilidade no ambiente de trabalho menos formal permite uma comunicação saudável, o que facilita a interação harmoniosa entre todos os componentes. 

Publicidade

Quando um colaborador não está bem é perceptível - e ter essa liberdade para perguntar se algo incomoda cria uma abertura com a equipe. Isso possibilita ao gestor uma relação mais próxima. E conhecer cada perfil é essencial para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível.

Uma agência de publicidade permite, por vezes, manter um clima mais descontraído, o que quebra a padronização rígida. Com isso, o gestor consegue observar pela atitude ou ações dos colaboradores se estão satisfeitos e possivelmente criar uma conversa franca de feedback, sendo possível saber se o profissional está passando por algum problema que se atrele à sua saúde mental. 

O bem-estar da equipe deve ser uma das prioridades dentro de uma agência de publicidade, pois conforme uma pesquisa da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), de junho e julho de 2021, revelou que profissionais que trabalham em agências de comunicação tiveram a saúde mental impactada pela pandemia, onde 34% de 454 comunicadores admitiram sentir ansiedade e ataques de pânico.

Com relação a esses dados, cito algumas dicas para manter o engajamento e que, possivelmente, manterá o bem-estar de uma equipe em uma agência de publicidade:

Publicidade
  • 1- Incentive a comunicação frequente e mais aberta;
  • 2- Integre a equipe para reter talentos;
  • 3- Deixe as metas e expectativas muito claras;
  • 4- Reconheça o desempenho de cada funcionário e mencione isso ao grupo;
  • 5- Invista em uma sala de descanso, jogos e de dinâmicas;
  • 6- Ofereça oportunidades de crescimento;
  • 7- Oriente ao funcionário os pontos positivos e negativos (Feedback);
  • 8- Ouça as ideias e opiniões dos colaboradores.

Uma agência de publicidade é composta por pessoas criativas e proativas, a saúde mental de cada funcionário precisa estar bem para que a equipe se una motivada com um mesmo propósito e felizes em pertencer à organização.

(*) Leandro Rampazzo é CEO da agência de publicidade full service Godiva Propaganda e Diretor do Comitê de Franqueados do IBF - Instituto Brasileiro de Franchising.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações