Ford Bronco Raptor terá visual radical e mais de 400 cv

Revelado oficialmente pela Ford, novo Bronco Raptor tem suspensão especial preparada para off-road extremo e motor 3.0 V6 EcoBoost biturbo

24 jan 2022 - 16h48
(atualizado em 28/1/2022 às 11h55)
Ford Bronco Raptor
Ford Bronco Raptor
Foto: Ford/Divulgação

O Ford Bronco acaba de ficar ainda mais radical. A montadora americana revelou oficialmente nesta segunda-feira (24) o novo Bronco Raptor, que será a versão topo de linha do fora-de-estrada. Preparado para o uso em condições extremas e terrenos remotos, o novo Ford Bronco Raptor repete a receita de outros modelos Raptor e tem suspensão off-road especial preparada pela FOX e um visual diferente das demais versões. 

É importante não confundir o Ford Bronco com o Bronco Sport vendido no Brasil. Enquanto o modelo Bronco utiliza carroceria sobre chassi e é voltado para condições off-road, a versão Sport – que é a única opção do modelo vendida no Brasil – adota carroceria monobloco e tem dimensões menores, sendo um SUV mais voltado ao uso também em cidades. 

Publicidade
Ford Bronco Raptor
Foto: Ford/Divulgação

O maior destaque do novo Bronco Raptor é a suspensão. Baseada nos carros de corrida off-road da categoria Ultra4, a suspensão foi desenvolvida pela equipe da Ford Performance em parceria com a FOX. Dentre as novidades, a Ford destaca que a nova suspensão traz reforços para o motor e transmissão e fornece um adicional de mais de 50% de rigidez torcional em relação a um Bronco convencional.

O sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho (HOSS) foi atualizado com tecnologia Live Valve. Semelhante ao conjunto que equipa a picape F-150 Raptor, o sistema Raptor HOSS 4.0 apresenta amortecedores semi ativos e traz sensores que monitoram a altura da suspensão e as condições do terreno centenas de vezes por segundo e ajustam a suspensão de acordo com a necessidade.

Ford Bronco Raptor
Foto: Ford/Divulgação

Por fora, o novo Bronco Raptor também ganhou algumas novidades estéticas. Na dianteira, o destaque fica para o novo capô, que traz saídas de ar na cor preta. Repetindo a identidade visual dos modelos Raptor, a grade frontal traz o nome ‘Ford’ escrito por extenso, enquanto os para-choques de aço trazem ganchos de reboque, além de faróis de neblina e de off-road. Os faróis de led principais e as luzes indicadoras trazem assinatura visual na cor âmbar. 

Na lateral, os para-lamas têm saídas de ar pintadas na cor da carroceria. Eles também trazem prolongadores nas caixas de roda, que deixam o novo Ford Bronco Raptor cerca de 24,8 cm mais largo do que o normal. As rodas são de 17’’ e contam com pneus off-road de 37’’. Assim como nas demais versões do Bronco, as portas e o teto são modulares, e podem ser removidos. Na traseira, as lanternas de led ganharam acabamento escurecido enquanto a tampa do porta-malas traz o estepe off-road e os logotipos Raptor.

Publicidade
Ford Bronco Raptor
Foto: Ford/Divulgação

Por dentro, o destaque fica para o painel de instrumentos digital de 12’’ com layout exclusivo da versão Raptor. A central multimídia Sync 4 também traz tela de 12’’. O acabamento conta com detalhes na cor laranja no interior e em fibra de carbono no volante e na alavanca do câmbio. De fábrica, os bancos reforçados trazem revestimento em vinil e piso de lavagem emborrachado. Como opcional, é possível equipar o novo Ford Bronco Raptor com bancos de camurça perfurada, painel revestido em vinil e cintos de segurança laranja, além de outros equipamentos.

A Ford ainda faz mistério sobre a motorização do novo Bronco Raptor. Apesar de não ter revelado os números de potência e de torque do modelo, a montadora adiantou que a versão Raptor terá sob o capô um motor 3.0 V6 EcoBoost biturbo com mais de 400 cv de potência, sendo assim o Bronco mais potente da história do modelo. O câmbio será um automático de 10 marchas e a tração é 4x4.

Dentre as novidades, a Ford destaca que o novo motor terá “intercooler e sistemas de indução de ar projetados para suportar as temperaturas mais altas do deserto”, além de  um verdadeiro sistema de escape duplo, com tecnologia de válvula ativa que permite que os motoristas alterem o som do escapamento do Bronco Raptor de quatro formas diferentes (Normal, Sport, Quiet e Baja). O modelo também será capaz de rebocar pouco mais de 2 toneladas (2.041 kg) e terá 7 modos de condução fora-de-estrada.

As primeiras reservas do novo Ford Bronco Raptor poderão ser feitas a partir de março deste ano, com entregas a partir do terceiro trimestre nos EUA. No entanto, a montadora americana destaca que a maior parte da produção do modelo este ano será destinada aos modelos encomendados a partir deste período, o que deve adiar a chegada do Bronco Raptor às concessionárias e em outros mercados fora dos EUA. O modelo não tem previsão de lançamento no Brasil.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações