Patrocínio

Bovespa cai mais de 1% na volta do Natal com pressão de blue chips e exterior

26 dez 2018 - 12h15

O mercado acionário brasileiro operava em queda superior a 1 por cento nesta quarta-feira, sendo pressionado pelas ações de Vale, Petrobras e bancos em pregão com baixa liquidez na volta do feriado de Natal, enquanto investidores monitoravam as articulações nos Estados Unidos para evitar paralisação parcial do governo.

Operadores da Bovespa em São Paulo
24/05/2016 REUTERS/Paulo Whitaker
Operadores da Bovespa em São Paulo 24/05/2016 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

Às 12:00, o Ibovespa caía 1,35 por cento, a 84.539,19 pontos. O giro financeiro somava 1,5 bilhão de reais.

Publicidade

Com muitos agentes do mercado ainda afastados por causa das festas de fim de ano, a bolsa paulista sucumbia à pressão de vendas generalizadas, voltando as atenções para o exterior, onde as preocupações sobre a economia mundial se intensificavam em meio ao impasse envolvendo o orçamento dos Estados Unidos.

"A semana é muito curta e os (mercados) emergentes estão um pouco com o pé atrás, com investidores mais ressabiados e atentos ao contexto como um todo", comentou o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira.

Outros profissionais de renda variável acrescentaram que a B3 se ajustava ao movimento de American Depositary Receipts (ADRs) de blue chips, incluindo a Petrobras, na segunda-feira, quando Wall Street sofreu fortes quedas em sessão encurtada e o mercado brasileiro permaneceu fechado.

"Foi um dia muito ruim para os mercados que trabalharam, de grande derretimento dos preços", escreveu o sócio e economista-Chefe da Modalmais, Alvaro Bandeira, em comentário a clientes sobre a sessão anterior ao Natal no exterior, citando as novas críticas de Donald Trump à decisão do banco central norte-americano de elevar os juros dos EUA.

Publicidade

No front doméstico, o noticiário político dava trégua antes da posse presidencial e participantes do mercado concentravam as atenções em comunicados no âmbito corporativo, com destaque para o retorno de Peter Estermann ao comando da varejista de móveis e eletrodomésticos Via Varejo, cujas ações lideravam a ponta negativa do Ibovespa.

DESTAQUE

- VIA VAREJO ON perdia 4,17 por cento, tendo recuado 9,2 por cento no pior momento da sessão, após seu controlador, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), anunciar planos de concluir até o fim de 2019 a venda de sua fatia de 43,23 por cento na rede de móveis e eletroeletrônicos. O desinvestimento começará na quinta-feira com a venda de 50 milhões de ações da varejista, ou 3,86 por cento do capital. GPA PN também figurava entre as maiores baixas do Ibovespa, com desvalorização de 4,26 por cento.

- PETROBRAS PN caía 1,67 por cento e PETROBRAS ON cedia 2,74 por cento, em ajuste ao movimento das ADRs nos Estados Unidos na segunda-feira, enquanto os preços do petróleo esboçavam uma recuperação após fortes quedas no mercado internacional.

- VALE ON perdia 1,71 por cento, na contramão das cotações do minério de ferro na China, que avançaram em meio à de melhora na demanda de siderúrgicas antes do Ano Novo Lunar.

Publicidade

- ITAÚ UNIBANCO PN caía 1,57 por cento e BRADESCO PN recuava 1,35 por cento, reforçando o viés baixista do Ibovespa, dado o peso desses papéis na composição do índice. Ainda no setor bancário, BANCO DO BRASIL ON perdia 0,57 por cento e SANTANDER tinha baixa de 2,00 por cento.

- LOG COMMERCIAL PROPERTIES subia 3,71 por cento, recuperando-se do tombo na sexta-feira, quando estreou na bolsa paulista com queda de dois dígitos, após a então controladora MRV transferir proporcionalmente aos demais acionistas sua participação de 46,3 por cento na empresa de galpões logísticos, em operação para cisão do negócio. MRV ON cedia 2,08 por cento, depois de fechar com ganho de 13 por cento na última sessão.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações