BCE manterá opções em aberto para política monetária, diz Villeroy

19 jan 2022 - 11h24

O Banco Central Europeu manterá suas opções em aberto para seus próximos movimentos de política monetária, e a evolução da inflação será a chave para a rapidez de suas ações, disse o presidente do Banco da França e autoridade do BCE, François Villeroy de Galhau, nesta quarta-feira.

Falando no encontro virtual de Davos do Fórum Econômico Mundial, Villeroy disse que a política monetária do BCE se concentrará em garantir que a inflação arrefeça em breve e se estabilize em torno da meta de 2%, abaixo da taxa de 5% registrada em dezembro na zona do euro.

Publicidade

"Achamos que essa abordagem gradual e sequencial --primeiro redução de estímulos, depois elevação de juros e, eventualmente, redução do balanço-- é apropriada. Mas mantemos nossa total opcionalidade sobre a velocidade dessa sequência e ela definitivamente será orientada por dados", disse Villeroy.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se