Preço do leite fecha julho em recorde

Valorização está relacionada ao forte aumento do custo de produção por conta da forte estiagem sofrida no Brasil

11 ago 2022 - 17h18
(atualizado às 17h23)

De acordo com dados divulgados pelo CEPEA-ESALQ, o preço do leite sofreu um aumento no mês passado, destaque para as praças paulistas que reportaram uma valorização de 21,2% no preço médio pago ao produtor.

Foto: istock

O movimento de alta no mercado, por outro lado, não é uma grande surpresa para o pecuarista. Desde fevereiro deste ano, em praticamente todas as praças, o indicador vem fechando com seguidas valorizações, mas não se via um reajuste acima de 10% em nenhuma das praças desde o mês de abril. Com a forte valorização, o valor pago ao produtor nas praças de São Paulo, Minas Gerais e média nacional fechou acima de 3,00 reais por litro.

Publicidade
Foto: Climatempo

No mercado Spot o produto também apresentou forte alta no mês de julho. As praças paulistas reportaram um aumento de 18,6%, fechando o mês cotado a 4,59 reais/L. Já para o estado de Minas Gerais o aumento foi ainda maior, 19,5%, encerrando o mês em 4,54 reais por litro.

Foto: Climatempo

Boa parte dessa valorização está relacionada ao forte aumento do custo de produção por conta da forte estiagem sofrida no Brasil, principalmente nos polos de produção ao Sul do país. A seca prejudicou não somente a quantidade, mas também a qualidade da forragem e grãos ofertados aos animais.

Em decorrência da escassez de alimentos, alguns pecuaristas se viram em achatamento. Em alguns casos, a inexistência de margens ocasionou desde a redução na implantação de novas tecnologias na fazenda quanto a paralisação total da produção, causada principalmente pela inviabilidade financeira da operação.

"Infelizmente os sinais de mares mais calmos no curto prazo ainda são difíceis de se enxergar", analisa Gabriel Zylberlicht, do Departamento de Inteligência de Mercado da Nutricorp.

Apesar da redução no custo do milho ainda existe muita incerteza em como este grão será comercializado, principalmente em termos da quantidade que será destinada ao mercado externo.

Publicidade

Tendência do clima

No início da semana que vem (15/08), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul por causa da chegada de uma nova frente fria. Os maiores volumes de chuva (entre 100 e 150mm) ficam concentrados entre no norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. 

Este sistema não tem força para avançar para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e provocar volumes tão elevados na semana que vem. No entanto, uma chuva fraca poderá ser observada entre São Paulo e Mato Grosso do Sul e nas áreas de divisa com o Paraná e os produtores devem ter um pouco de dificuldade com os trabalhos de colheita do milho, por causa dos grãos ainda úmidos.   

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Publicidade

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações