Clima favorece colheita do algodão

Segunda safra de feijão está praticamente concluída e as lavouras de terceira safra já forma implantadas. Veja a tendência do clima para as áreas produtoras

12 ago 2022 - 10h30

A colheita do algodão está em andamento sob condições climáticas favoráveis, com os trabalhos realizados em mais de 67% da área cultivada e a finalização estimada para setembro, de acordo com o 11º levantamento de Safra da Conab.

Se por um lado o clima afetou a produtividade em algumas lavouras devido ao estresse hídrico, por outro, o tempo seco observado na maioria das regiões produtoras influenciou de maneira positiva a qualidade do produto final.

Publicidade

De acordo com o levantamento da Conab, a expectativa é de uma colheita de 2,74 milhões de toneladas da pluma do algodão, 16% superior à safra passada.

Foto: Climatempo

Foto: arquivo istock

Feijão

Para o feijão, a segunda safra está praticamente finalizada restando apenas alguns talhões que devem ser colhidos ainda na primeira quinzena de agosto. Mesmo com as oscilações climáticas registradas durante o ciclo, a produção deve alcançar em torno de 1,36 milhão de toneladas, representando um incremento de 19,5% em relação à temporada anterior.

Sobre a terceira safra da leguminosa, os técnicos da Companhia verificaram que as lavouras já foram implantadas, seguindo em plena evolução do ciclo. Houve redução na área plantada em comparação a 2020/21, especialmente em razão da grande concorrência com o cultivo de milho e trigo, cereais que expandiram suas áreas de abrangência neste ciclo. Ainda assim, a produção total do grão ficará próximo a 3 milhões de toneladas.

Publicidade

Tendência do clima 

A tendência é que o frio perca força os próximos dias. A temperatura entra em elevação. Porém, na próxima segunda-feira (15/08), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul com a chegada de uma nova frente fria. Os maiores volumes de chuva (entre 100 e 150mm) ficam concentrados entre no norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. 

No meio da semana (17/08), a chuva alcança áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e provoca chuva em torno de 30 a 40 milímetros em alguns pontos das áreas mais ao sul do estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. 

Atenção! A nova frente fria está associada a um ciclone extratropical e os modelos de previsão indicam hoje (12/08) o ciclone mais perto da costa do Sul do Brasil, na altura do Rio Grande do Sul. O alerta é para muita ventania, mar agitado e grandes acumulados de chuva. A faixa leste de Santa Catarina devem receber pancadas de chuva.

Os produtores devem ter um pouco de dificuldade com os trabalhos de colheita do milho, por causa dos grãos ainda úmidos. 

Temperatura

Para o final da semana (18/08 e 21/08), a temperatura cai no no Sul do Brasil com formação de geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Fique atento as informações de destaque no site da Climatempo.  

Publicidade

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações