Agroleite 2022 aborda nutrição, saúde e reprodução de bovinos

A cidade paranaense de Castro, considerada a capital nacional do leite, realiza até sábado (20/08) a 22ª edição do Agroleite. Veja como fica o clima na região

19 ago 2022 - 16h42
(atualizado às 17h00)

A cidade paranaense de Castro, considerada a capital nacional do leite, realiza até sábado (20/08) a 22ª edição do Agroleite, tradicional evento sobre pecuária leiteira com seminário e painéis sobre alimentação, genética, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. Há também um espaço dedicado à agricultura, suinocultura e ovinocultura, além de atividades como exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas.

Um dos destaques do segundo dia de Agroleite, feira da tecnologia leiteira da América Latina promovida pela Castrolanda, foi o Seminário Internacional do Leite. A palestra Interface entre nutrição, saúde e reprodução de bovinos leiteiros foi ministrada por José Eduardo Portela Santos, da Universidade da Flórida.

Publicidade

Durante a palestra, o professor destacou o período de transição da vaca leiteira, no momento do final da gestação e não lactante para o início da lactação.

Foto: Climatempo

Foto: Cooperativa Castrolandia - José Eduardo Portela Santos, da Universidade da Flórida, falou sobre 'Interface entre nutrição, saúde e reprodução de bovinos leiteiros  

"É o período de maior risco de doença em uma fazenda leiteira. Então, um pouco da discussão é sobre as implicações desses problemas, que são comuns no início da lactação. É importante que os produtores saibam se as coisas estão melhorando ou piorando e como implementar programas para reduzir o risco desse problema que acaba afetando a vaca a longo prazo".

O encontro foi mediado por Rodrigo de Almeida, Médico Veterinário, Doutor em Nutrição de Ruminantes, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

O Gerente Executivo de Negócios Leite da Castrolanda, Eduardo Ribas, explica que o Seminário Internacional faz parte do programa Do Brasil para o Mundo, desenvolvido pela área.

Publicidade

"Trazemos conhecimento para o público com palestras de brasileiros que atuam fora do país e são destaque em suas áreas. Para esta palestra, trouxemos um brasileiro destaque nos Estados Unidos e, para mediar, um brasileiro destaque aqui em nosso país. O que estamos fazendo aqui está sendo visto também por participantes de fora", conta Ribas. 

Foto: Climatempo

Foto: Cooperativa Castrolandia

Para o último dia do Agroleite 2022, sábado, dia 20, terá o evento beneficente Fé & Café, a força que une todos no Centro de Eventos. Na Arena Agroleite, é a vez das crianças com as apresentações do Clube de Bezerras, Fraldinha e Copa dos Apresentadores.

No período da tarde, haverá o julgamento da raça Jersey e, em seguida, a grande final com a Vaca do Futuro e a Suprema das Raças, além da vencedora do Agroleite 2022, nome do animal, do criador e do expositor que será homenageado na Calçada da Fama, da Cidade do Leite. O sábado também reserva atrações no Palco da Praça Central do Centro Cultural Castrolanda.

Tendência do Clima 

Uma massa de ar polar esta ganhando força sobre o centro-sul do país e na madrugada do sábado(20) são esperadas geadas desde o interior gaúcho até o interior paranaense. O fenômeno também deve ocorrer de forma mais isolada o centro-sul de Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo.

No domingo (21/08), o frio começa a diminuir, o fenômeno ainda poderá ocorrer no interior da região Sul de forma isolada, mas o risco diminui sobre áreas produtoras de milho. As geadas podem ser prejudiciais para as lavouras mais tardias, que ainda estão em fase de desenvolvimento e não atingiram o estágio final de maturação.

Publicidade

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se