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A criatividade na agência de publicidade durante a pandemia

Diante da pandemia, como trabalhar a criatividade em uma agência de publicidade em meio aos impactos na saúde mental?

16 out 2021 08h00
| atualizado em 18/10/2021 às 17h16
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Leandro Rampazzo dá dicas para gestores inspirarem a equipe na agência de publicidade
Foto: Arquivo Pessoal

A comunicação dos profissionais de agências de publicidade está mais flexível e a prioridade para ações estratégicas está mais eficiente, a fim de enfrentar a crise da pandemia. Os desafios dos profissionais são de reinvenção e criatividade, pois com a atual realidade, novos hábitos de trabalho e consumo surgiram. 

As prioridades foram modificadas e a relação do cliente com um atendimento está cada dia mais exigente, na medida em que a procura por um serviço gere resultados mais rápidos.

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E como trabalhar a criatividade em uma agência de publicidade em meio aos impactos da pandemia que influenciam na saúde mental?

A comunicação é uma das prioridades estratégicas, e para isso, manter a criatividade dentro de uma agência publicitária é fundamental para que exista um comprometimento com os resultados. 

Apesar da pandemia ter estabelecido novas realidades como: isolamento social e novos padrões de comportamento no trabalho, valores de empatia e solidariedade foram despertados, mas o que não mudou o fato de que surgisse o impacto negativo na saúde mental de muitas pessoas.

De acordo com dados da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), 39% das pessoas na faixa de idade entre 18 e 24 anos disseram que a saúde mental ficou ruim no período. Diante disso, é importante ressaltar que diretores de agências de publicidade criem estratégias de reinvenção e que estabeleçam ações para manter uma equipe motivada e engajada.

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A saúde mental no trabalho precisa ser tratada como prioridade na agência, é o primeiro passo para que um colaborador produza com mais qualidade, além de um líder e/ou chefe conseguir reter talentos dentro da organização. O cotidiano requer ações criativas para que um projeto atenda as expectativas dos clientes.

Além disso, criatividade e performance tecnológica andam juntas. Com os meios de comunicação cada vez mais desenvolvidos, usufruir deles faz parte de um processo de criação que se adequa ao meio de trabalho. 

Usar do Streaming é aproveitar as ideias originadas de site, blog, canal musical, redes sociais, e com isso estabelecer uma conexão com as demandas do trabalho. Inclusive gerar ideias dos meios de comunicação, através da televisão e do rádio, sendo fontes inspiradoras para novos temas.

O consumo de informação está cada vez mais digital, com a pandemia, o setor de streaming cresceu 26% em 2020, no qual muitas pessoas usufruíram da Netflix, Prime Vídeo, e outros. A plataforma já impactou mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, ultrapassando o número de assinantes da TV a cabo.

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Diante desses dados, uma equipe de agência de publicidade pode se inspirar através das séries, filmes ou músicas e criar novas ideias e/ou conceitos para a construção de uma campanha, arte, vídeo e inclusive, colocar pontos estratégicos nas reuniões de relatórios e de planejamento. 

São atitudes que devem ser abordadas, pois a criatividade nasce não somente dentro de uma organização, mas em casa, em um momento de lazer e até mesmo assistindo a um vídeo ou ao ouvir uma música. Ideias criativas são bem-vindas e sempre estão atualizadas com as tendências da informação e da tecnologia.

A tecnologia é uma aliada da fertilidade de ideias e ações. Criar um ambiente de trabalho saudável permite mais fluidez de criação entre as equipes. Por meio de uma estrutura confortável e com acesso aos suportes tecnológicos, a produtividade acontece mais rápida, e com isso permite ao colaborador que explore novas ideias e criações. 

Um estudo levantado pela TNS Research aponta que empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e, crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que descartam o investimento em tecnologia.

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A combinação perfeita do streaming, tecnologia e atenção à saúde mental gera o aspecto criativo de uma pessoa, e encontrando-se em ambiente cultural em equilíbrio, consegue encontrar caminhos diante dos desafios na organização. A imaginação tende a ser explorada por tendências de diversos temas.

Em vista disso, cito algumas dicas que são de extrema importância aos gestores para inspirar a criatividade de uma equipe em agência de publicidade:

  1. Reúna a sua equipe e realize dinâmicas;
  2. Faça um Brainstorming (tempestade de ideias);
  3. Mantenha a flexibilização de conversas informais (comunicação horizontal);
  4. Indique séries, filmes ou vídeos o Streaming;
  5. Motive a equipe;
  6. Disponibilize um ambiente de criação (sala de atividades e/ou de descanso).

É possível cuidar da saúde utilizando as facilidades oferecidas pela tecnologia. Recursos do streaming são meios que compreendem essa afirmação, onde o mundo digital está totalmente inclusivo nos processos de criação, sendo  oportuno para uma agência de publicidade que dia a dia precisa de ideias modernas. Concentre-se nas boas práticas e explore a criatividade!

(*) Leandro Rampazzo é CEO da agência de publicidade full service Godiva Propaganda e Diretor do Comitê de Franqueados do IBF - Instituto Brasileiro de Franchising.

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