"Y: The Last Man" é cancelada na 1ª temporada

17 out 2021 - 21h28
(atualizado às 21h58)
Foto: Instagram/Eliza Clark / Pipoca Moderna

A série "Y: The Last Man" foi cancelada pelo canal pago FX e a plataforma Hulu nos EUA. A notícia foi compartilhada pela showrunner Eliza Clark em seu Twitter neste domingo (17/10), na véspera da exibição do antepenúltimo episódio produzido.

Em sua postagem, Clark fez os tradicionais agradecimentos ao FX e à equipe de criação do programa e manteve a esperança de que "Y: The Last Man" possa continuar em outro canal. Mas isto não vai acontecer.

Publicidade

"Nós descobrimos que não vamos continuar 'Y: The Last Man' em sua 2ª temporada. Nunca na minha vida estive mais comprometida com uma história e ainda há muito mais para contar", escreveu Clark, confirmando que a história ficará sem fim.

"Tínhamos uma equipe de gênero diversificado de artistas brilhantes, liderados por mulheres em quase todos os cantos de nossa produção… Foi a coisa mais colaborativa, criativa e gratificante da qual que já fiz parte. Não queremos que isso acabe…", acrescentou, afirmando em seguida seu compromisso de buscar um novo parceiro de exibição para continuar a história.

Apesar de ter recebido 73% de aprovação no Rotten Tomatoes, a série nunca atingiu a qualidade dos quadrinhos originais em que se baseava. Lenta de doer, perdeu foco e tempo em situações paralelas que pouco avançaram a trama, resultando no desinteresse do público mesmo com a premissa instigante de mostrar um mundo pós-apocalíptico em colapso, após a morte sem explicação de todos os homens da Terra. Isto é, todos exceto por um: Yorick (Ben Schnetzer), o Y do título, possivelmente o homem menos interessante do mundo, agora transformado no último homem.

Publicidade

A culpa pelo final precoce também pode ser compartilhado pela cúpula do FX, que poderia ter seguido com outra equipe e outra direção. Isto porque Eliza Clark (produtora-roteirista de "The Killing" e "Animal Kingdom") foi chamada de última hora para refazer um projeto pronto, desenvolvido pelo criador dos quadrinhos originais, Brian K. Vaughn, em parceria com o roteirista Michael Green (do filme "Logan").

O primeiro piloto foi gravado em 2018, mas a produção voltou à estaca zero com um impasse criativo, após a FX questionar opções de Green, que pediu demissão. O elenco original acompanhou o showrunner, com exceção de Diane Lane ("Batman vs Superman"), única remanescente do projeto que continuou a bordo com a chegada de Eliza Clark. A nova showrunner mudou tudo e agradou a FX, resultando numa série cancelada antes de seu final.

Quem tiver curiosidade em saber como a história termina, deve procurar os quadrinhos originais de Brian K. Vaughn, com arte de Pia Guerra, que conquistaram nada menos que cinco prêmios Eisner (o Oscar dos quadrinhos), além de se tornar a primeira graphic novel (num de seus relançamentos como volume encadernado) a vencer o prêmio Hugo (o Oscar/Nobel da literatura sci-fi). Lançada por várias editoras no Brasil, a coleção completa foi republicada em cinco volumes luxuosos de capa dura em 2019 pela editora Panini.

A série "Y: The Last Man" segue sendo exibida semanalmente até 1 de novembro. No Brasil, ela é disponibilizada pela plataforma Star+ - recém-lançada e já com seu primeiro cancelamento.

Publicidade
Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se