Há personagem em ‘Pantanal’ mais desagradável do que Jove?

Poderia ser um ‘mocinho’ encantador, mas é um sujeito individualista e sem humor que não tem a torcida do público

9 ago 2022 - 10h42

Nem o vilão Tenório (Murilo Benício) consegue ser tão aborrecedor quanto Jove (Jesuíta Barbosa), o maçante ‘mocinho’ de ‘Pantanal’. O pouco carisma que o personagem tinha no início da trama se esgotou completamente. 

Apesar de criticar a rusticidade dos peões, ele se mostra mais machista, autoritário e egocêntrico do que todos juntos. Exala a empáfia típica de quem se considera superior e não aceita contrariedades. 

Publicidade

Um homem infantilizado que sente ciúme excessivo dos irmãos, culpa o pai ausente por sua imaturidade e forja diferentes personalidades — no momento, a de grande administrador de fazenda — para disfarçar a falta de conhecimento sobre si mesmo. 

Jove é aquele ‘aborrecente’ que não enxerga além do próprio umbigo. Afirma ser independente e libertário, mas depende do dinheiro paterno para viver e nunca produziu nada com talento próprio. 

Assemelha-se ao ‘puer aeternus’ (menino eterno) da teoria do psiquiatra suíço Carl Jung a respeito do adulto com emocional não desenvolvido. Demonstra pouca empatia e não respeita limites. 

Jove não é popular nas redes sociais, onde 'Pantanal' faz sucesso
Jove não é popular nas redes sociais, onde 'Pantanal' faz sucesso
Foto: Reprodução/TV

A relação dele com Juma — às vezes, igualmente enfadonha e irritante — é baseada na autossabotagem mútua. Os dois se revezam nas atitudes equivocadas para sempre transformar o romance em um cabo de guerra. Um vai-e-vem repetitivo que matou a poesia do casal. 

Publicidade

Houve um resgate do romantismo no capítulo do casamento. Após meses, Jove voltou a sorrir. A trégua durou pouco. Logo ele estava novamente mergulhado em conflitos rasos e com comportamento azucrinante. 

Em uma novela com tantos personagens simpáticos, o protagonista masculino não tem a torcida do público. Melhor termômetro depois do boca a boca, as redes sociais acumulam críticas ao filho de Zé Leôncio (Marcos Palmeira). 

Os 32 anos entre a versão original de ‘Pantanal’, na TV Manchete, e o remake na Globo fizeram mal ao jovem Joventino. Ele apresenta, hoje, muitas características do macho tóxico combatido na sociedade. 

Falta uma qualidade essencial: o bom humor. Como aguentar um ‘mocinho’ sempre de cara amarrada e soltando farpas contra todos? Ninguém deseja Jove como crush. 

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se