Nesta segunda-feira (23), o remake da novela Irmãos Coragem estreia no Globoplay como um dos destaques do Projeto Resgate no mês de junho. Exibida pela primeira vez em 1970, a versão original marcou a vida de milhares de brasileiros e é considerada a segunda mais longa telenovela da história da TV Globo.
Encomendado a Dias Gomes, viúvo de Janete Clair, autora responsável pela primeira versão, o remake estreou na televisão em 1995 como parte da celebração de 30 anos da TV Globo e assumiu o lugar de "novela das seis" após Tropicaliente.
Protagonizada por Marcos Palmeira, Ilya São Paulo (1963 - 2023) e Marcos Winter como João, Jerônimo e Duda, respectivamente. A trama principal da novela segue a história de três irmãos que ameaçam o domínio do poderoso fazendeiro Pedro Barros, autoridade máxima da fictícia Coroado, no interior de Minas Gerais, onde a história é ambientada.
Irmãos Coragem, no entanto, apresenta várias tramas paralelas, dando continuidade à renovação da linguagem das telenovelas iniciada com Véu de Noiva (1969) e Verão Vermelho (1969).
Pais e filhos
O remake, apesar da popularidade da novela original, não chamou a atenção apenas pela trama, mas também por algumas escolhas inusitadas feitas no elenco. Alguns dos personagens foram representados por filhos de atores que haviam interpretado os mesmos papéis em 1970.
Milton Gonçalves, originalmente no papel de Braz, foi seguido no personagem por seu filho, Maurício Gonçalves, enquanto Gabriela Duarte, conhecida pelo papel de Ritinha, acabou interpretando a mesma personagem que sua mãe, Regina Duarte, interpretou na trama original.
Homenagens e reencontros
Durante a trama, também houve algumas homenagens ao elenco original. Regina Duarte voltou a aparecer em uma cena ao lado de Ritinha, interpretada por sua filha, enquanto Cláudio Cavalcanti, o Jerônimo original, gravou como o motorista de ônibus que levava o personagem de Ilya São Paulo para o Rio de Janeiro.
Cláudio Marzo, que deu vida ao jogador Duda na trama original, também retornou ao elenco, de forma um pouco mais permanente que seus companheiros, e assumiu o papel do vilão Pedro Barros. Lucia Alves,Milton Gonçalves, Dary Reis e Zilka Sallaberry, também fizeram participações especiais no remake.