Maiores apoiadores de Bolsonaro na TV vivem crise no Ibope

Grande engajamento em prol do presidente nas redes sociais não se repete nos programas de apresentadores bolsonaristas

25 set 2021 - 10h38
(atualizado às 10h38)

Por que a significativa audiência do bolsonarismo nas redes sociais não se reflete nos índices de atrações comandadas por entusiastas do presidente na TV?

Apresentadores que dão voz ao discurso conservador são alvo preferencial do antibolsonarismo
Apresentadores que dão voz ao discurso conservador são alvo preferencial do antibolsonarismo
Foto: Divulgação e Reprodução/TV

Essa pergunta sem resposta óbvia se torna mais relevante com a atual crise de público enfrentada por apresentadores com discurso conservador alinhados ao ex-capitão.

Publicidade

No SBT, Ratinho vive um momento dramático. Na quarta-feira (22), seu programa marcou 3.5 pontos de média, um dos índices mais baixos do dia na emissora de Silvio Santos.

Exatamente 1 ano atrás, marcava 6.4 pontos. Ao retroceder um pouco mais na linha do tempo, constata-se que frequentemente registrava médias de 10 pontos e garantia a vice-liderança no ranking, atrás apenas da Globo.

Na RedeTV!, Sikêra Jr. foi considerado um fenômeno em seus primeiros meses no ar. Conquistava 3 pontos de média, número excelente para a emissora.

Atualmente, o ‘Alerta Nacional’ oscila entre 1 e 1.5 ponto. Ainda é um desempenho melhor do que o da maioria das produções do canal, porém, representa queda considerável em pouco mais de 1 ano.

Publicidade

No mesmo canal, os programas de Luís Ernesto Lacombe – ‘Opinião no Ar’ e ‘Agora com Lacombe’ – raramente marcam mais do que 0.5 na aferição do Ibope.

Mesmo entrevistando ícones da direita e com pautas em defesa do pensamento conservador, as duas atrações não têm resultado compatível com o tamanho da mobilização bolsonarista na internet.

Ainda que não faturem audiência com o apoio a Bolsonaro, o trio de apresentadores se mantém fiel ao presidente. Ratinho, Sikêra e Lacombe sinalizam a intenção de continuar a pagar o preço por seu posicionamento ideológico.

Não demonstram preocupação com as críticas nas redes sociais nem se abalam com o desprezo de boa parte da imprensa. Parecem ainda animados com o bolsonarismo mesmo diante da baixa popularidade do presidente, apontada por institutos de pesquisas.

Os três já receberam cachês para promover pautas do governo na TV (prática comum, feita também em administrações anteriores), mas afirmam defender Jair Bolsonaro por convicção, sem interesse financeiro.

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações