Globo mexe na programação das manhãs, mesmo com melhor audiência em 5 anos

Patrícia Poeta e Manoel Soares vão comandar o Encontro, que entra antes do Mais Você; Maria Beltrão, Rita Batista, Tiago Oliveira e Thalita Morete apresentarão o É de Casa

27 jun 2022 - 15h39
(atualizado às 16h50)

A partir da próxima segunda-feira, 4, as manhãs da Globo passam por uma mudança. Quem já está acostumado à rotina matutina da "vênus platinada" vai perceber que a principal variação é a troca de horário entre os programas Mais Você e Encontro.

O programa que antes tinha a assinatura de Fátima Bernardes, que completou 10 anos à frente do matinal na última sexta-feira, 24, passará a ser exibido às 9h30. Quem assume a apresentação é Patrícia Poeta e Manoel Soares, que saem do semanal É de Casa para um encontro diário com o telespectador. Fátima vai para The Voice, mas ainda não tem data de estreia prevista no reality de música.

Publicidade

"(Estou) muito animada de topar esse novo desafio, dá um friozão na barriga por ser mais uma estreia, um projeto novo. Essa nossa manhã vai ser cheia de talentos e pessoas que querem trabalhar", diz Patrícia Poeta. "Vamos entrar (na casa das pessoas) no momento em que estão começado seu dia, temos o compromisso de fazer o dia das pessoas mais bonito e mais feliz", continua Manoel Soares, parceiro de Patrícia no programa. "Esse é um encontro bonito, acho que são dois brasis se encontrando, e assim a gente vai produzir essa nova linguagem", pontua o apresentador que sai do É de Casa junto com sua parceira para o matinal diário.

Ana Maria Braga continua à frente do Mais Você, que volta para um horário mais perto do almoço. O programa, que estreou nas tardes da emissora em 1999, foi para as manhãs em 2000, sendo apresentado às 10h45, e depois migrou para o horário logo após o Bom Dia Brasil, em 2001, onde ficou até agora. Na nova grade das manhãs, a loira entra no ar logo após o Encontro.

De acordo com o diretor Amauri Soares, a mudança acontece mesmo com bons números de audiência. "Estamos num momento excepcional de audiência, com o melhor resultado das manhãs em cinco anos", diz. O diretor explica que o conceito por trás das mudanças de horários é fazer de maneira mais fluída a passagem do noticiário da manhã, no Bom Dia Brasil, aos jornais locais, que agora serão exibidos a partir das 11h45.

No Encontro, os apresentadores terão a tarefa de se aprofundar em temas da atualidade, com um pouco mais de tempo, o que um telejornal não consegue fazer. Em seguida, o Mais Você segue levando atualidade e variedade, preparando o caminho para o horário do almoço. "Nosso negócio é criar conexão com a sociedade brasileira, por isso, nossa manhã oferece informações, serviços e ótima companhia", completa Mariano Boni, diretor de variedades, da área de Entretenimento.

Publicidade

É de Casa

As mudanças acontecem também no É de Casa. O programa semanal se mantém aos sábados, mas com uma nova equipe de apresentadores, que inclui a veterana da GloboNews Maria Beltrão, além da jornalista baiana Rita Batista, Tiago Oliveira, repórter de Esportes e a já "de casa" Thalita Morete.

"Pela primeira vez na vida eu não sei como será o amanhã, mas é isso que eu sinto que me rejuvenesce. Eu me sinto a Maria de quando entrou na Globo", conta a apresentadora que ficou 25 anos no canal de notícias e se despediu do Estúdio i algumas semanas atrás, que agora segue apresentado por Andreia Sadi. "Eu tenho experiências com maratonas, coberturas longas, ao vivo", diz. Segundo ela, isso será essencial na hora de sustentar as cinco horas do programa.

O É de Casa, que ocupa toda a manhã dos sábados unindo notícias com variedades, entretenimento e atualidades segue sendo apresentado ao vivo. "Não vai mudar muita coisa, acho que só os apresentadores", brinca Maria, que se diz ansiosa pela estreia. Já neste sábado, 2, ocorrerá, no programa, uma espécie de "passagem de bastão" para a nova equipe. Na semana que vem, no dia 7, Maria e Ana Maria Braga tomam café da manhã juntas no Mais Você. "Com direito bolo de cenoura", comentou Maria. As duas, que se confessam fãs uma da outra, já se encontraram no programa em outro momento.

Um dos destaques, segundo Tiago Oliveira, é que o novo quadro de apresentadores do programa ressalta a diversidade. "A gente vai levar o que cada um é, essa conexão", diz . O novo cast de apresentadores conta com maioria feminina, sendo dois deles negros: o próprio Tiago e a baiana Rita. "O É de Casa é multi, plural e eu trago essa regionalidade e essa brasilidade que a gente persegue e consegue entregar", complementa a colega de programa Rita Batista.

Publicidade
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se