Comentarista ri de nervoso quando âncora sugere desacreditar pesquisa eleitoral

Episódio na CNN Brasil ressalta a controvérsia do uso de sondagens de intenções de votos na TV

17 ago 2022 - 09h21

O telespectador que também é eleitor deve se deixar influenciar pelas pesquisas de intenções de votos divulgadas nos telejornais? 

Esta questão relevante sempre suscita debate e divide opiniões. Por um lado, os dados aferidos pelos institutos são valiosos como termômetro do eleitorado. 

Publicidade

Do outro, conseguem influenciar muita gente a se decidir com base no pensamento simplista “vou votar em quem está na frente”. 

Ao dar tanta visibilidade e importância às pesquisas, a imprensa — e especialmente o telejornalismo — prova sua força como quarto poder, capaz de induzir o resultado das urnas. 

Tal controvérsia gerou uma situação interessante no programa ‘William Waack’, na CNN Brasil, na noite de segunda-feira (15). 

Caio ri da provocação de Waack sobre as pesquisas de intenção de votos
Caio ri da provocação de Waack sobre as pesquisas de intenção de votos
Foto: Reprodução/TV

Diante dos dados da nova pesquisa do Ipec (Lula com 44% e Bolsonaro, 32%), o âncora se dirigiu ao comentarista de política Caio Junqueira. 

Publicidade

“(A eleição) está decidida ou não está, com esses números?”, questionou William. 

“De forma alguma”, respondeu o jornalista. 

“Desminta os números, então”, provocou o veterano. 

Caio relatou ter tido contato com profissionais dos comitês de Bolsonaro e Lula, e os dois lados estão “muito crentes na vitória”. 

“Na minha percepção, essa eleição será decidida na última semana. Creio que há 20% que ainda não sabem em quem vão votar”, afirmou o comentarista.

Waak insistiu. “O que você está dizendo para o nosso público, em resumo, é o seguinte: não olhem para esses números (da nova pesquisa), eles não são o que vai acontecer.” 

Após três segundos de hesitação, Caio riu, surpreso com o questionamento. “Waack, eu acho que tem muita coisa para acontecer.” 

Publicidade

“Eu disse que ia te provocar”, comentou William, irônico. 

Presente também na bancada, Raquel Landim opinou. “A pesquisa é o retrato de hoje. Não dá para tirar dela o que vem lá.” 

De agora em diante, o telespectador/eleitor será bombardeado com diferentes pesquisas todas as semanas. 

Analistas vão desdobrar os números a fim de indicar o possível resultado da eleição. 

Crer ou não crer, eis a questão.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações