Isso a Globo não mostra: ignorar pesquisa faz mal ao ‘JN’

Telejornal mais assistido do País vira alvo de críticas por não repercutir intenções de votos favoráveis a Lula em 2022

13 mai 2021 - 16h11

Nos últimos três dias, o Jornal Nacional não sai da boca do povo. Na terça-feira (11), causou espanto a visibilidade dada à máscara com a inscrição ‘Fora Bolsonaro’, usada pelo humorista Fábio Porchat, em matéria sobre a missa de sétimo dia de Paulo Gustavo.

Âncora e editor-chefe do ‘JN’, William Bonner está em férias, mas continua na mira de Lula e Bolsonaro, seus maiores críticos
Âncora e editor-chefe do ‘JN’, William Bonner está em férias, mas continua na mira de Lula e Bolsonaro, seus maiores críticos
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Já a edição de quarta-feira (12) repercutiu negativamente por uma omissão. O telejornal ignorou a pesquisa Datafolha que colocou Lula com 55% e Bolsonaro com 32% na disputa do segundo turno da eleição presidencial do ano que vem.

Publicidade

A estranheza faz sentido. O JN sempre dá espaço aos levantamentos realizados pelo instituto de pesquisa ligado à Folha de S. Paulo. Por que agora desprezou informação relevante fornecida pela empresa?

Fica a impressão de ter sido uma decisão editorial. Mas é impossível afirmar qual a motivação. Não promover Lula, diriam petistas e esquerdistas em geral. Evitar antecipar a campanha de 2022, argumentariam outros.

A omissão beneficia Jair Bolsonaro. Os dados desfavoráveis ao presidente deixaram de ser vistos por cerca de 50 milhões de telespectadores do Jornal Nacional — ainda que boa parte deles tenha tomado conhecimento da notícia ao navegar por sites e redes sociais ou ao assistir a outros telejornais.

Esse episódio gera uma conclusão: ainda que o jornalismo da Globo queira passar a imagem de ‘isentão’ na cobertura da próxima corrida presidencial, dificilmente conseguirá convencer percentual  numeroso de eleitores de sua propagada completa imparcialidade.

Publicidade

Destacar uma notícia ou ignorá-la — seja a favor ou contra esse ou aquele candidato — sempre vai produzir desconfiança e contestação. No caso da recente pesquisa Datafolha, o JN deveria se manifestar para dirimir as teorias conspiratórias que, em menor ou maior grau, afetam sua credibilidade.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se