Globo tenta diminuir desconfiança das pesquisas eleitorais

Matéria no ‘Fantástico’ mostrou como são feitos os levantamentos de intenção de votos dos institutos contratados pela emissora

15 out 2018 - 12h13
(atualizado às 12h13)

Os entrevistadores do Ibope e do Datafolha existem mesmo? Onde atuam? Como trabalham? Quem abordam?

No domingo, dia 14, o ‘Fantástico’ exibiu uma matéria de quase 7 minutos de duração sobre o trabalho em torno das pesquisas eleitorais. A repórter Ana Carolina Raimundi acompanhou equipes de pesquisadores nas ruas.

Publicidade
Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, apresentadores do ‘Show da Vida’
Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, apresentadores do ‘Show da Vida’
Foto: Facebook @fantastico / Reprodução

Foram ouvidos o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, e a diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari. Ambos representam os dois institutos de pesquisa mais citados na imprensa. A Globo contrata ambos para ter dados divulgados em primeira mão em seus telejornais.

Paulino e Cavallari têm participado quase diariamente do ‘Jornal das 10’ e da ‘Central das Eleições’, na GloboNews. A análise técnica oferecida por eles complementa o olhar jornalístico dos comentaristas do canal.

Como o blog já destacou em posts anteriores, o telejornalismo se tornou dependente das pesquisas eleitorais. A análise dos números ocupa excessivo espaço. Enquanto isso, o emergencial esclarecimento ao público das propostas dos candidatos fica em segundo plano.

A matéria do ‘Fantástico’ foi bem ‘sincerona’: levantou as principais desconfianças do cidadão a respeito das pesquisas. 

Publicidade

Explicou como são escolhidos os entrevistados, o ‘modus operandi’ dos agentes do Ibope e do Datafolha, o impacto dos números na decisão dos eleitores e até as diferenças entre os índices das pesquisas e o resultado das urnas.

Muitos telespectadores podem ter sido convencidos da confiabilidade dos levantamentos, ainda que os agentes de campo dos institutos mostrados na matéria tenham tido os rostos desfocados e os nomes não revelados.

“Para não atrapalhar o trabalho dos pesquisadores, o ‘Fantástico’ não vai identificá-los”, explicou a repórter.

A preservação da imagem desses funcionários deve estar relacionada ao assédio que poderiam sofrer a fim de revelar informações sigilosas ou é uma estratégia de segurança para evitar que sejam atingidos pela lamentável e preocupante onda de agressividade entre bolsonaristas e petistas.

Veja também

Como um diretor vencedor do Oscar deu cor a emocionantes imagens da 1ª Guerra
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se