Bad news: 6 duplas do jornalismo separadas após se estranhar

Duas pessoas a dividir uma bancada diante das câmeras de TV quase sempre gera conflito de egos

4 mai 2021 - 10h42

Nos últimos dias, a imprensa on-line e as redes sociais repercutiram a ‘separação’ de Daniela Lima e Gloria Vanique. As duas comandavam juntas o CNN 360º. Após alguns episódios de climão no ar, a direção a CNN Brasil manteve a primeira no programa e dará à ex-Globo um novo posto na emissora.

William Bonner e Patrícia Poeta comandaram juntos o ‘JN’ de dezembro de 2011 a outubro de 2014
William Bonner e Patrícia Poeta comandaram juntos o ‘JN’ de dezembro de 2011 a outubro de 2014
Foto: Divulgação

No ‘Bom Dia São Paulo’, Gloria também teve alguns estranhamentos com o titular Rodrigo Bocardi. Mas sua transferência para o canal de notícias não foi motivada por rusgas, e sim pela busca por valorização de seu talento. Antes de estrear na CNN Brasil, Daniela era âncora do ‘Roda Vida’, da TV Cultura, onde reinava sozinha.

Publicidade
Carlos Nascimento e Sandra Annenberg, Leilane Neubarth e Renato Machado: a harmonia inicial não resistiu
Foto: Reprodução

Importante ressaltar o profissionalismo de ambas. São competentes e carismáticas. Eventuais conflitos de personalidade são comuns — e até saudáveis do ponto de vista editorial — quando dois jornalistas conduzem uma mesma atração. O problema surge no momento em que a divergência se torna gritante e vira notícia negativa.

Outros casos também geraram manchetes:

William Bonner e Patrícia Poeta – No final de 2011, quando Fátima Bernardes deixou a bancada do ‘JN’, Patrícia recebeu a difícil missão de substituir uma das mais famosas âncoras da história do telejornalismo. Fez um bom trabalho. Nos bastidores, comentava-se a respeito do relacionamento frio dela com o ‘chefe’, William Bonner. Na época, ganhou eco o boato de que eles viviam em atrito. A apresentadora ficou menos de 3 anos na função. Em entrevistas posteriores, ela negou qualquer animosidade. William continua no ‘JN’. Poeta está no ‘É de Casa’ desde 2015.

William Waack e Christiane Pelajo – O desentendimento dessa dupla se tornou inegável. Assumiram juntos a bancada do ‘Jornal da Globo’ em 2005. A boa relação inicial terminou em ‘divórcio’. Dez anos depois, Christiane saiu do telejornal. Na época, o comentário era de que Waack teria exigido comandar sozinho o ‘JG’. A Globo nunca confirmou. Waack e a emissora romperam contrato no fim de 2017, após a repercussão de uma imagem vazada na qual ele fez um comentário considerado racista. Desde março de 2020, o veterano está à frente do ‘Jornal da CNN’, da CNN Brasil. Pelajo se tornou uma das principais âncoras da GloboNews, onde comanda o ‘Edição das 16h’.

Publicidade

Renato Machado e Leilane Neubarth – Foram parceiros no ‘Bom Dia Brasil’ de 1996 a 2002. Diante das câmeras, demonstravam total sintonia. Mas perderam harmonia ao longo da convivência diária. Ao deixar o posto, Leilane voltou à reportagem. Depois, ancorou o ‘RJTV 2ª edição’. Em 2009 se transferiu para a GloboNews. É a titular do ‘Edição das 18h’. Por ter mais de 60 anos, está afastada dos estúdios em razão da pandemia de covid-19. Renato deixou o telejornal em 2011. Passou quatro anos como correspondente em Londres. Desde 2015, ele faz parte da equipe do ‘Globo Repórter’.

As duplas desfeitas Gloria Vanique e Daniela Lima (CNN Brasil), Christiane Pelajo e William Waack (Globo) e Ana Paula Couto e Karyn Bravo (TV Cultura)
Foto: Reprodução

Karyn Bravo e Ana Paula Couto – Em outubro de 2019, a redação da TV Cultura foi palco de um embate entre as âncoras que dividiam a apresentação do ‘Jornal da Cultura’. Ambas se irritaram a ponto de discutir. A direção do canal foi obrigada a separá-las. Passaram a ocupar a bancada em dias alternados.

Carlos Nascimento e Sandra Annenberg – Este foi um caso atípico. O veterano se transferiu da Globo para a Band após dividir a bancada do ‘Jornal Hoje’ com Sandra por 1 ano. A jornalista fez reiterados questionamentos à direção da TV: não entendia a razão do colega sempre ser o primeiro a dar “boa tarde” e ler as notícias principais. “Não seria isso machismo?”, comentou Annenberg em entrevista à revista ‘Trip’. O constrangimento nos bastidores por conta dessa insatisfação da colega teria sido um dos motivos de Carlos Nascimento ter aceitado a proposta da Band. Hoje, Sandra está à frente do ‘Globo Repórter’. Nascimento deixou o ‘SBT’ em dezembro do ano passado e ainda não anunciou retorno ao vídeo.

Veja também:

O melhor e o pior de cada participante do BBB 21
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se