Vencedor do The Voice+, Zé Alexanddre lança EP 'Procura'

Trabalho autoral destaca o blues e o soul e chega no dia 3 de dezembro nas plataformas digitais

29 nov 2021 - 18h16

Assim que o vencedor do The Voice+Zé Alexanddre conheceu o produtor musical Torcuato Mariano, ainda na primeira fase do reality musical da TV Globo, a conexão foi imediata. Impressionado com o timbre e o alcance de Zé, Torcuato levou a inconfundível voz do cantor e compositor, que soma de 40 anos de carreira, para estilos que ele sabia que “dariam match”: o soul e o blues.

Semanas depois, com a vitória nas mãos e um contrato assinado com a Universal Music, Zé não teve dúvidas: convocou Torcuato para a produção musical do seu EP autoral de duas faixas, 'Procura', que chega em todas plataformas digitais no dia 3 de dezembro.

Publicidade
Zé Alexanddre lança primeiro trabalho pela Universal Music
Zé Alexanddre lança primeiro trabalho pela Universal Music
Foto: TZ Fotografia

A primeira música de trabalho, 'Procura', que também dá nome ao EP, é um blues de autoria de Zé Alexanddre que fala sobre a idealização de um amor. A faixa imediatamente caiu nas graças do produtor Torcuato Mariano.

“Mostrei cerca de cem músicas para o Torcuato e ele se identificou com essa. ‘Procura’ é um blues que compus em 1991. É sobre um amor que eu sei e sinto que existe, que está à minha espera e que tenho certeza absoluta de que vou encontrar. A música começa trazendo recortes de um cansaço da vida. Eu pinto um quadro cinza, andando perdido numa cidade hostil. Aos poucos, a canção vai subindo, colorindo, e pontuando a certeza desse amor” - diz o cantor e compositor, que quis traduzir essa ideia na capa do EP pelas mãos do artista visual Marcos Senna.

Torcuato trabalhou pela primeira vez com Zé no The Voice+, enquanto produtor musical do time da Claudia Leitte, e se surpreendeu ao gravar as músicas no estúdio. “O Zé é um cara que tem uma livraria vocal muito grande e, ao mesmo tempo, trabalha com o canto de uma maneira muito intuitiva. Isso fez com que a gente fluísse desde o primeiro momento, pois eu também sou assim. Uma coisa que me surpreendeu é que quando fomos para o estúdio gravar, ele saiu cantando do início ao fim e só parou quando a música acabou. Isso é algo que nunca vi acontecer no estúdio. Ele gravou a música do início ao fim e não teve nenhuma correção digital, nada de autotune na voz dele, porque ele canta tudo valendo”, elogia Torcuato.

Para a segunda canção do EP, Torcuato e Zé buscavam uma segunda faixa que trouxesse riffs e teclados de registros sonoros dos anos 70 e 80 para os dias de hoje. Depois de muito conversarem, optaram por criar uma canção inédita e buscaram referências em clássicos da época como o grande Cassiano.

Publicidade

Após ganhar o reconhecimento nacional do seu trabalho aos 64 anos e com mais de 40 anos de estrada que incluem festivais, discos, singles, teatro, musicais, ópera e até disco para crianças, Zé se vê no auge da sua carreira musical e anseia por novos desafios.

“Escolhi gravar blues e soul, que apesar de serem ritmos de poucos acordes, transmitem muito sentimento, emoção e potência. É isso que quero compartilhar nessa nova fase, em que estou experimentando e me redescobrindo. Esse EP é uma vitória, um desafio e uma celebração de um novo tempo, que não vejo a hora de viver. É um eterno recomeço”, conclui.

SERVIÇO - POCKET SHOW - RJ:

Zé Alexanddre no JClub da Casa Julieta de Serpa

Data: 9 de dezembro de 2021 (sábado)

Horário: 21h

Publicidade

Local: Casa Julieta de Serpa - Praia do Flamengo, 340, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ

Preço: A partir de R$70.

Duração: 80 minutos

SERVIÇO - SHOW ‘SOUL, BLUES E OUTRAS ESTRADAS’ - SP:

Zé Alexanddre apresenta "Show, Blues e Outras Estradas"

Data: 19 de janeiro de 2022 (quarta)

Horário: 20h

Local: Blue Note - SP Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo - SP, 01311-300.

Publicidade

Preço: A partir de R$90,00

Duração: 80 minutos

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se