Após o lançamento da coletânea definitiva Rush 50, os remanescentes Geddy Lee e Alex Lifeson anunciaram nesta segunda-feira (6) que realizarão uma turnê em 2026 intitulada Fifty Something, que é descrita como uma "celebração da música, do legado e da vida do falecido baterista e letrista Neil Peart". As informações são da revista Variety.
A nova série de shows do Rush deverá acontecer em sete cidades da América do Norte, iniciando em Los Angeles (EUA) nos dias 7 e 9 de junho e o local não poderia ser mais emblemático: o Kia Fórum, onde aconteceu o show de despedida da banda com sua formação clássica.
Outras cidades como Fort Worth, Chicago, Nova York, Toronto e Cidade do México também receberão os novos shows do Rush, que agora contará com a sua nova baterista, Anika Nilles, descrita como uma premiada compositora e produtora alemã que já trabalhou com o saudoso e lendário Jeff Beck. Em sua carreira, Nilles já lançou quatro álbuns solo.
O anúncio da nova turnê do Rush
O anúncio da nova turnê do Rush aconteceu em um evento privado neste domingo (5) no Hall da Fama do Rock em Cleveland (EUA), com a presença de fãs e a imprensa. Geddy Lee e Alex Lifeson concederam uma entrevista a todos os presentes na ocasião para falar do retorno da banda.
"Acho que deveríamos fazer uma turnê no ano que vem", disse um bem humorado Geddy Lee. A reação do público no Hall da Fama do Rock foi de uma certa descrença com a afirmativa do músico canadense, mas o assunto era sério e todos aplaudiram Lee em seguida.
O frontman do Rush também afirmou que a decisão de realizar uma turnê do Rush foi "muito difícil" devido à perda "devastadora" de Neil Peart: "Foi um momento muito triste e levou tempo para sequer pensarmos nisso. E como substituir alguém que é insubstituível?", questionou.
Em um comunicado enviado á imprensa pelo Rush, a viúva de Peart, Carrie Nuttall-Peart e sua filha, Olivia, apoiaram a nova turnê da banda: "Estamos muito felizes em apoiar a turnê Fifty Something, celebrando uma banda cuja música ressoou e inspirou fãs por gerações, e em honrar o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista. … À medida que a banda entra neste novo capítulo, ele promete ser verdadeiramente inesquecível. Estamos ansiosos para ver como sua nova visão se desenrola e para ouvir esta música lendária tocada ao vivo mais uma vez."