Caetano Veloso, Marisa Monte e Marina Sena lideram campanha para uso ético da IA

Campanha criada pela UBC e pela Pró-Música visa marco regulatório do uso da IA nas artes

18 nov 2025 - 16h36

A União Brasileira de Compositores (UBC) lançou nesta segunda-feira uma campanha pelo uso ético da inteligência artificial na música e nas artes. A campanha, criada em colaboração com a Pró-Música, recebeu o título de Toda criação tem dono. Quem usa, paga, e visa remuneração justa para autores. Artistas como Caetano Veloso, Marisa Monte e Marina Sena já se aliaram ao movimento e declararam apoio.

Caetano Veloso em apresentação ao lado de Maria Bethânia, no Allianz Parque, em 2024
Caetano Veloso em apresentação ao lado de Maria Bethânia, no Allianz Parque, em 2024
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Segundo o texto do projeto, uma das propostas é pressionar autoridades por um marco regulatório que proteja a criação humana em ambientes digitais, por meio de um abaixo-assinado.

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"As grandes empresas de tecnologia estão usando criações artísticas para treinar modelos de inteligência artificial sem autorização, sem transparência e sem remuneração aos autores, e demais titulares de direitos autorais e conexos", afirma uma publicação no site oficial da campanha, que também apresenta declarações dos artistas citados. "Com uma regulamentação justa, criatividade e tecnologia podem caminhar juntas", afirma Monte.

Um segundo pilar, no entanto, reforça que o grande problema não é a IA, e sim um "ponto de tensão" que surge quando empresas utilizam criações humanas para treinar a tecnologia sem autorização ou compensação financeira.

A campanha quer que titulares de direitos autorais e conexos possam autorizar ou proibir o uso de suas obras em treinamentos de IA, e que a tecnologia "não se sobreponha" a quem cria.

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