As melhores músicas latinas para tocar no violão

A música da América Latina está em constante evolução e, cada vez mais, vem incorporando novas sonoridades em seus ritmos mais tradicionais. Essa fusão com outros estilos possibilitou que as músicas latinas ficassem ainda mais conhecidas, alcançando sucesso global. Mas será que você está por dentro dos sons mais clássicos e de toda essa evolução […] The post As melhores músicas latinas para tocar no violão appeared first on Cifra Club.

27 jan 2022 - 11h03

A música da América Latina está em constante evolução e, cada vez mais, vem incorporando novas sonoridades em seus ritmos mais tradicionais. Essa fusão com outros estilos possibilitou que as músicas latinas ficassem ainda mais conhecidas, alcançando sucesso global.

Cantor Devendra Banhart em show na cidade de Barcelona (Foto/Reprodução/Internet)
Cantor Devendra Banhart em show na cidade de Barcelona (Foto/Reprodução/Internet)
Foto: Cifra Club

Mas será que você está por dentro dos sons mais clássicos e de toda essa evolução rítmica e melódica das canções da região? Se não, acompanhe este artigo para conhecer algumas das principais músicas latinas e ainda receber valiosas dicas de como tocá-las no violão.

Publicidade

Para colocar no repertório: as clássicas músicas latinas e os novos hits

Algumas das canções que serão listadas aqui são clássicos conhecidos mundialmente. Já outras são músicas latinas mais recentes, as novas tendências, que surgiram nos últimos anos e que vão enriquecer ainda mais o seu repertório violonístico. Vamos lá?

Inés — Perotá Chingó

A primeira música que vamos indicar é uma composição da banda Perotá Chingó. Inés é uma canção quase toda harmonizada com a mesma sequência de acordes: Dm7, Am7 e Bb7. O grande destaque é a pegada do violão. A batida, em alguns acordes, é toda marcada (acompanhando a contagem de tempo do compasso), o que remete a ritmos latinos clássicos, como a bachata.

Obsesión — Aventura  

Falando nela, é claro que não poderíamos deixar um dos grandes hits da bachata moderna de fora desta lista. Obsesión possui acordes feitos com pestanas e a técnica de dedilhado, feitos em uma melodia marcante. Após a introdução da música, há uma batida para cima, tocando apenas as notas mais agudas do acorde, o que acontece no contratempo da música.

Quando chegar no refrão, substitua as pestanas e mude para as formas tradicionais dos shapes. Essa abertura levará a música lá para cima e fará com que todos os seus amigos cantem juntos!

Publicidade

Mi Negrita — Devendra Banhart

Devendra Banhart é um dos artistas mais conhecidos da música latina ao redor do mundo.

A levada e os acordes da sua canção Mi Negrita são bem tranquilos de tocar. Talvez você possa se assustar quando ler F#m9- na cifra. Mas calma! Precisaremos apenas de dois dedos para a montagem do acorde: o dedo 1 vai para a sexta corda (mizona) na segunda casa, e o dedo 3 para a quarta corda (ré) na quarta casa. Bem simples, né?

Conga Pasajera — Yusa

No arranjo original de Conga Pasajera, a introdução é tocada apenas por instrumentos percussivos. Mas, para dar uma inovada, que tal experimentar tocar abrindo os acordes no início da canção? Logo no comecinho da música, há uma passagem entre os acordes G# e G, até chegar no F#, que é bom se atentar.

Se repararmos bem, a batida principal da música sempre valoriza o dedilhado das notas mais graves de cada acorde. Assim, as tônicas dos acordes recebem um maior destaque e harmonizam perfeitamente com o vocal por toda a canção. Os acordes, em sua maioria, são simples e fáceis de tocar, mas é preciso ficar ligado no tempo de passagem deles.

To My Love — Bomba Estéreo

O hit To My Love exemplifica bem a vibe dançante e alegre da banda Bomba Estéreo. A harmonia da música possui uma progressão de acordes simples e bem fáceis de serem tocados. Mas a levada é o que revela o ritmo animado da canção e um refrão bastante pra cima!

Publicidade

No entanto, fique atento em algumas partes da música, pois a batida é substituída pela abertura dos acordes. Ou seja, o dedo apenas desliza de cima para baixo nas cordas do violão.

Chachachá — Jósean Log

Uma das principais músicas latinas recentes, Chachachá é tocada com apenas seis acordes bem simples. A grande sacada, porém, é fazer todos os shapes com pestana. Assim, o timbre do violão e a levada, que possui uma pequena abafada na batida nos tempos 2 e 4, ficarão bem próximos aos da música original.

Quizás, Quizás, Quizás — Gaby Moreno

Finalizando nossa lista, temos a cantora Gaby Moreno, que gravou uma nova versão de uma das canções mais clássicas da América Latina, Quizás, Quizás, Quizás.

A harmonia da música é composta por somente quatro acordes, que se repetem durante toda a faixa. A levada também é bem simples e fácil de ser executada. É importante tocar os acordes no contratempo e também respeitar as pequenas pausas e mudanças de shapes no pré-refrão.

Publicidade

Divulgue este repertório de músicas latinas

Então, se você curtiu este artigo e todas as dicas de músicas latinas que aqui apresentamos, não deixe de compartilhá-lo com os entusiastas do violão e da cultura das Américas. Fique ligado aqui no Cifra Club para não perder os próximos materiais especiais como este! Até a próxima!

The post As melhores músicas latinas para tocar no violão appeared first on Cifra Club.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se