Tawny Kitaen (1961-2021)

8 mai 2021 - 19h13
(atualizado às 19h18)
Foto: Instagram/Tawny Kitaen / Pipoca Moderna

A atriz Tawny Kitaen, que foi musa do rock dos anos 1980 e noiva de Tom Hanks na comédia clássica "A Última Festa de Solteiro" (1984), morreu na sexta-feira (7/5) em sua casa em Newport Beach, Califórnia, aos 59 anos.

Nascida Julie E. Kitaen, a californiana de San Diego foi enterrada pela família como Tawny Finley. A causa da morte não foi divulgada.

Publicidade

Kitaen foi uma das maiores sex symbols dos anos 1980. Ela se projetou aos 23 anos como estrela de "As Aventuras de Gwendoline no Paraíso" (1984), produção francesa baseada nos quadrinhos adultos de "Sweet Gwendoline" e um dos grandes "guilty pleasures" da década. O próprio autor dos quadrinhos, John Willie, assinou o roteiro do filme como uma versão erótica de Indiana Jones, em que Kitaen encarnou a personagem-título, uma freira foragida que embarcava numa jornada pelas selvas da China com um aventureiro e sua assistente, envolvendo muita nudez, bondage e uma tribo perdida de guerreiras amazonas.

No mesmo ano, ela também noivou com Tom Hanks, apenas para ser deixada de lado durante uma despedida de solteiro histórica, e estrelou seu primeiro clipe, "Back for More", da banda Ratt.

A experiência com o Ratt a transformou em estrela do heavy metal e rendeu mais que uma parceria com a banda Whitesnake. Após aparecer em três clipes do Whitesnake em 1987, ela se casou com o vocalista da banda, David Coverdale, mas o matrimônio só durou dois anos, entre 1989 e 1991 - período de mais dois vídeos com os roqueiros.

Publicidade

Sua carreira, entretanto, foi vítima de escolhas equivocadas, como o fraquíssimo thriller "Execução Sumária" (1986), que ela coprotagonizou com Michael Paré, e o indigesto romance com um jovem doente "Crystal Heart" (1986), décadas antes desse tipo de história virar moda entre os adolescentes. Kitaen também estrelou o terror "Espírito Assassino" (1986), que fez sucesso em VHS e chegou a ganhar duas sequências, mas os fracassos de bilheteria encerraram rapidamente seus dias de protagonista.

Ela se manteve no ar nos anos 1990 com diversas participações televisivas, aparecendo, entre outras atrações, nas comédias clássicas "Seinfeld", "Um Amor de Família" (Married with Children) e em três episódios de "Hércules" como Dejanira (Deianeira), a esposa do herói interpretado por Kevin Sorbo.

Nos últimos tempos, a atriz passou a ser mais vista como ela mesmo, ao participar de reality shows sobre desventuras reais, como "The Surreal Life", "Botched" (por cirurgias plásticas que a deformaram) e "Celebrity Rehab".

Tawny Kitaen se tornou Tawny Finley ao se casar com Chuck Finley, ex-arremessador do time de beisebol California Angels em 1997. O casamento durou apenas até 2002, mas os dois tiveram duas filhas.

Publicidade

Relembre abaixo um dos muitos clipes de rock estrelados pela atriz.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se