O ex-jogador de futebol Robinho foi transferido nesta segunda-feira, 17, do presídio de Tremembé, em São Paulo, para o Centro de Ressocialização de Limeira, onde continuará cumprindo o restante de sua pena. A movimentação ocorreu após um pedido formal de sua defesa, que alegou como justificativa tanto o bom comportamento do ex-atleta quanto o impacto da repercussão midiática em torno da série Tremembé, que retrata a vida de presos famosos, incluindo nomes como Elize Matsunaga e Suzane von Richthofen.
Segundo os advogados, a mudança para Limeira se baseia também na ausência de registros de faltas disciplinares e no fato de Robinho ser réu primário. Em documento protocolado junto à administração penitenciária, a defesa apresentou como argumentos que o ex-jogador mantém conduta exemplar e que a atenção da mídia poderia afetar sua integridade emocional e segurança dentro da unidade.
O caso que levou à prisão
Robinho foi condenado pelo crime de estupro coletivo cometido em 2013, na Itália. Ele e outros cinco homens foram responsáveis pelo ataque a uma jovem albanesa de 23 anos em uma boate de Milão. As investigações apontaram que a vítima estava alcoolizada e incapaz de se defender. A condenação do ex-atleta gerou repercussão internacional e manchou de forma definitiva a carreira do jogador, que antes era reconhecido por sua trajetória no futebol brasileiro e europeu.
Antes da transferência, a defesa havia sugerido três opções de unidades para que Robinho pudesse cumprir a pena: Bragança Paulista, Limeira e Rio Claro. A escolha final por Limeira, de acordo com a coluna True Crime, do jornal O Globo, se deu também por uma questão de privacidade e para evitar que o ex-jogador se tornasse novamente alvo de atenção desnecessária, especialmente após a popularização da série da Prime Video que mostrava detalhes da rotina em Tremembé.
Fontes próximas ao caso indicam que Robinho se incomodou com a repercussão da série sobre o chamado "Presídio dos Famosos". Ainda segundo a coluna, ele teria dito a funcionários que não gosta de receber atenção e "ser alvo de fofoca", demonstrando desejo de manter sua privacidade durante o cumprimento da pena.
A transferência ocorre em meio a grande expectativa da mídia e do público, já que Tremembé se tornou um símbolo de notoriedade para detentos famosos, e Robinho, que antes buscava manter perfil discreto, agora se vê novamente sob os holofotes, mesmo ao cumprir sua pena.
Veja:
Robinho deixa Tremembé e é transferido para nova cadeia #esporte #notícias #bnews https://t.co/k7i5bOk8Oy
— BNews (@bnews_oficial) November 17, 2025