Richard Evans (1935-2021)

26 out 2021 - 21h20
(atualizado às 21h26)
Foto: Divulgação/Warner Bros. / Pipoca Moderna

Richard Evans, que estrelou o western "O Pequeno Billy" e antagonizou Ryan O'Neal na popular novela americana "A Caldeira do Diabo" (Peyton Place) em 1965, morreu de câncer no dia 2 de outubro, em sua residência na Ilha Whidbey, no estado de Washington (EUA), aos 86 anos.

Evans e a esposa moraram em Whidbey Island por 32 anos, desde que deixaram Los Angeles no final dos anos 1980, quando a carreira do ator estagnou.

Publicidade

Antes disso, e por cerca de quatro décadas, ele apareceu em várias atrações clássicas da TV, de "Caravana" (em 1958) a "Esquadrão Classe A" (1986), passando por "Jornada nas Estrelas" (1968) e quase todas as séries de western da era de ouro do gênero.

Entretanto, a participação em "A Caldeira do Diabo" foi seu único papel recorrente.

Ele teve projeção em 26 capítulos da 1ª temporada, vivendo Paul Hanley, personagem que acusou falsamente Rodney Harrington (O'Neal) de assassinar sua irmã num dos muitos escândalos do melodrama, baseado no filme de mesmo nome, indicado a nove Oscars em 1958.

Publicidade

Como ator, também participou de vários filmes, tendo seu maior destaque em 1972 no papel de Goldie, o mentor psicopata do famoso pistoleiro Billy the Kid (Michael J. Pollard) em "O Pequeno Billy", última produção da vida de Jack L. Warner, um dos fundadores e presidente da Warner Bros.

Outros longas de sua carreira incluem "Cedo Demais para Amar" (1960), de Richard Rush, "Os Ressuscitados" (1965), de Richard Quine, "Jogos de Azar" (1974), de Robert Mulligan, "A Ilha do Adeus" (1977), de Franklin J. Schaffner, e até o telefilme "Madonna - A Inocência Perdida" (1994) sobre o começo da carreira da cantora Madonna.

Além de atuar, Evans também escreveu, dirigiu e produziu quatro filmes independentes, três deles em longa-metragem, que tiveram lançamentos bastante limitados. A primeira iniciativa autoral em longa-metragem foi em 1972, a comédia "Original: Do Not Project". E, após longo hiato, ele vinha tentando um retorno atrás das câmeras nos últimos anos, com o lançamento de "Harry Monument" (2004) e "Shuffle & Cut (A Question for Godard)" (2010).

No biográfico "Shuffle & Cut", ele interpretou a si mesmo, apresentando-se como um cineasta independente que se via sem futuro numa indústria dominada pela mentalidade dos blockbusters. Foi seu último longa atrás e à frente das câmeras, mas não sua última obra artística.

Publicidade

Meses antes de morrer, Evans publicou um livro com uma coleção de peças de sua autoria, para serem encenadas de graça por qualquer interessado, desde que parte dos lucros fosse destinado a ajudar os sem-teto.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações