Nizo Neto relembra morte do filho por abuso de Ayahuasca: "Surtou"

Rian foi encontrado morto aos 26 anos, numa praia do Rio de Janeiro, após tomar várias doses do chá que combina cipó amazônico e planta

16 ago 2022 - 10h49
(atualizado às 13h50)
Nizo Neto e Rian Brito
Nizo Neto e Rian Brito
Foto: Reprodução Instagram

O ator Nizo Neto, de 58 anos, filho de Chico Anysio (1931-2012), relembrou a morte de seu filho, Rian, de 26 anos, após tomar várias doses do chá de Ayahuasca. O rapaz foi encontrado sem vida na praia de Quissamã, no Rio de Janeiro, em 2016.

De acordo com Nizo Neto, Rian mentalmente estava debilitado, tentando superar um amor não correspondido. Com isso, tomou três ou mais doses de Ayahuasca e, segundo o pai, teve um surto psicótico.

Publicidade

Apesar das circunstâncias em que seu filho morreu, Nizo diz não ser contra o uso medicinal da Ayahuasca. Pelo contrário, ele defende a substância, o que lhe rende uma série de críticas. Na entrevista em que compartilhou em suas redes sociais, ele argumenta:

"Ele tava procurando uma forma espiritual de lidar com uma perda amorosa que ele teve e começou a tomar. Lá pela terceira ou quarta dose, ele pirou. Não queria mais comer. Dizia que se fosse comer estaria traindo a Deus", relembrou o ator, em fala concedida ao Bac Cast.

Com a alta dosagem, Rian começou a ter falas desconexas, deixando a família aflita. 

"Eu dizia: 'Mas, vem cá, que traição é essa?'. Ele vinha com uma conversa sem pé nem cabeça, com uma conversa que ninguém entendia, e vimos realmente que tinha uma coisa muito estranha acontecendo. Ele começou a emagrecer demais. Um cara de 1,80m pesando 50 quilos, totalmente anoréxico e com a pele já acinzentada", lembrou.

Publicidade

Com ajuda de familiares, Nizo Neto internou Rian em uma clínica psiquiátrica quando ele já estava num estado de desnutrição e quase óbito. Rian foi encontrado sem vida na praia de Quissamã, no norte Fluminense, depois de fugir da unidade. 

O que é a Ayahuasca?

Ayahuasca, também conhecida como Santo Daime, é a combinação entre um cipó amazônico e a planta chacrona. Seu princípio ativo é a dimetiltriptamina, ou DMT, que causa alucinações.

Em 2010, uma resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas liberou o chá para fins religiosos. A única prescrição é que os grupos que o utilizarem devem manter um "rigoroso controle sobre o sistema de ingresso de novos adeptos". Entretanto, a norma não detalha como deve ser feito o controle.

Como é liberado apenas para uso religioso, Ayahuasca não pode ser vendida. A comercialização do chá é punível nas medidas legais.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se