Luis Gustavo (1934-2021)

19 set 2021 - 18h01
(atualizado às 19h11)
Foto: Divulgação/Globo / Pipoca Moderna

O ator Luis Gustavo, que eternizou personagens memoráveis na TV brasileira, morreu neste domingo (19/9) em sua casa em Itatiba, no interior de São Paulo, aos 87 anos. Ele lutava contra um câncer desde 2018 e chegou a contrariar ordens médicas para fazer seu último trabalho, retomando um de seus papéis mais famosos, o Vavá no filme da série "Sai de Baixo".

Filho de um diplomata espanhol, Luis Gustavo Sánchez Blanco nasceu em Gotemburgo, na Suécia, e veio para o Brasil ainda criança. Sua entrada na indústria televisiva foi pelos bastidores. Quando a TV Tupi estreou em 1950, seu cunhado Cassiano Gabus Mendes, diretor artístico da emissora, convidou o então adolescente para ocupar uma vaga de caboman.

Publicidade

Rapidamente, o jovem tornou-se assistente de direção e, aproveitando a doença de um ator nos tempos dos teleteatros feitos ao vivo, estreou diante das câmeras num episódio do programa "TV de Vanguarda", em 1953. Três anos depois, foi a vez do cinema, com uma participação em "O Sobrado", escrito pelo mesmo cunhado bacana.

Passando a se dedicar exclusivamente à atuação, ele começou a acumular papéis em filmes, como o sucesso de Mazzaropi "Casinha Pequenina" (1963), em novelas da Tupi, como a popular "O Direito de Nascer" (1964), e até no teatro, vencendo um prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) por sua atuação em "Quando as Máquinas Param", de Plínio Marcos, em 1967.

A grande virada de sua carreira aconteceu em 1968, quando virou protagonista da novela mais importante da história da TV brasileira. Luis Gustavo revolucionou a linguagem televisiva ao estrelar "Beto Rockfeller", na TV Tupi, vivendo um sedutor sem-vergonha que tirava vantagem em tudo.

Publicidade

"Beto Rockfeller" foi a primeira novela passada no Brasil contemporâneo, urbano, com locações externas e temática de humor. E isso a tornou diferente de todas as outras produções do gênero feitas até então.

O texto de Bráulio Pedroso, um roteirista vindo do cinema, com colaboração do dramaturgo Plínio Marcos, tirou do ar as donzelas românticas e os mocinhos sem defeitos dos folhetins que dominavam a TV - o termo literário francês já indicada que eram todas adaptações de aventuras e melodramas de época europeus - para dar lugar a um cafajeste engraçado e 100% nacional. Isso inaugurou a era moderna das novelas brasileiras.

Foram muitas inovações, desde o uso de trilha sonora internacional e as primeiras ações de merchandising numa novela, mas principalmente um protagonista que passava longe da imagem do galã dos folhetins.

Luis Gustavo fez tanto sucesso no papel que o reprisou o cinema, num filme de Olivier Perroy lançado em 1970, e ainda estrelou uma continuação televisiva, "A Volta de Beto Rockfeller", lançada na Tupi em 1973. Seu personagem acabou virando referência pop, sendo até parodiado por Mazzaropi no filme "Betão Roncaferro" (1970).

Publicidade

Ele tentou repetir o fenômeno em "O Sheik de Ipanema" (1974), mas a esta altura a Tupi tinha mergulhado numa crise que culminaria em seu fechamento.

No ano seguinte, foi convencido por Cassiano Gabus Mendes a mudar para a Globo, vivendo um dos papéis principais de "Anjo Mau" (1976), escrita pelo cunhado. A pareceria continuou com outras produções populares, como "Te Contei?" (1978), antes de estourar em "Elas por Elas" (1982), em que Luis Gustavo deu vida a outro papel antológico, o detetive atrapalhado Mario Fofoca. A princípio um simples coadjuvante, Mario Fofoca acabou se tornando o principal destaque da produção graças à performance engraçadíssima do ator

Assim como aconteceu com Beto Rockefeller, o personagem também virou filme, "As Aventuras de Mário Fofoca", com direção de Adriano Stuart em 1982, ganhou até uma série na Globo em 1983 e ressurgiu anos depois em outra novela.

Desta vez, porém, o ator não demorou a encontrar outro papel hilário sob medida, novamente criado por Cassiano Gabus Mendes: Ariclenes, ou melhor o falso estilista espanhol Victor Valentín, em "Tititi" (1985). Sua identificação com o papel foi tão forte que a Globo resolveu lhe prestar homenagem no remake da trama produzido no ano 2010, convidando-o a aparecer, mas como outro personagem clássico: ninguém menos que o velho Mario Fofoca.

Ao final dos anos 1980, sua popularidade era tanta que ele era capaz de criar bordões inesquecíveis até quando entrava numa novela para morrer nos primeiros episódios, como aconteceu em "O Salvador da Pátria" (1989), como o radialista sensacionalista Juca Pirama, que marcava sua locução com a frase "Meninos, eu vi!".

Publicidade

Depois de fazer muitas novelas, ele passou às séries. Entre 1994-1996, deu vida a Paulo, o pai de quatro meninas no popular seriado "Confissões de Adolescente", exibido na TV Cultura e, posteriormente, na Rede Bandeirantes, que lançou a carreira da moleca Deborah Secco.

Também protagonizou o primeiro sitcom bem-sucedido da Globo, "Sai de Baixo", vivendo Vavá, patriarca de uma família tradicional paulistana, às voltas com falcatruas e dificuldades financeiras. Exibida entre 1996 e 2002, a atração fez tanto sucesso que ganhou revival em 2013 no canal pago Viva. O detalhe é que, além de estrelar, Luis Gustavo foi um dos criadores da série, ao lado do diretor Daniel Filho ("Se Eu Fosse Você").

Nos últimos anos, ele vinha alimentando a carreira cinematográfica com "O Casamento de Romeu e Julieta" (2005), de Bruno Barreto, em que interpretou um palmeirense, apesar de ser são-paulino doente, do tipo que chegava para gravar "Sai de Baixo" ao som do hino do time. Fez ainda "Os Penetras" (2013), em que retomou o universo de "Beto Rockfeller", antes de se despedir dos fãs com "Sai de Baixo - O Filme", em 2019.

Ele era casado com Cris Botelho e tinha dois filhos: Luis Gustavo, de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e Jéssica, fruto do casamento com a atriz Desireé Vignolli. E também tinha um bom relacionamento com os dois sobrinhos, os atores Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes. Foi Cássio quem deu a notícia da morte de Tatá, apelido que acompanhou Luis Gustavo por toda a vida. "Obrigado por tudo, meu amado tio", ele escreveu nas redes sociais, precipitando diversas homenagens de vários atores famosos.

Publicidade
Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações