Joss Whedon critica elenco e fãs de "Liga da Justiça"

17 jan 2022 - 17h42
(atualizado às 17h48)
Foto: Instagram/BAFTA / Pipoca Moderna

Depois de meses em silêncio, Joss Whedon finalmente se pronunciou sobre as acusações de abuso moral nos bastidores de "Liga da Justiça". E sua reação foi atacar o elenco do filme, que, para ele, segue uma agenda de alguém em particular, subentendo uma influência de Zack Snyder nas acusações.

Em entrevista publicada nesta segunda-feira (17/1) pela New York Magazine, o cineasta negou os relatos e ainda acusou fãs de Snyder de comandarem uma campanha difamatória contra ele nas redes sociais. "Não sei quem começou [a suposta campanha difamatória], sei em nome de quem isso foi feito"

Publicidade

Snyder chegou perto de terminar "Liga da Justiça" em 2017, mas precisou se afastar da produção após uma tragédia abalar sua família. Ele acabou sendo substituído na pós-produção por Whedon, que realizou uma refilmagem extensiva de tudo o que estava pronto. Mas o resultado dessa intervenção foi desaprovado de forma unânime, com um fracasso nas bilheterias e críticas muito negativas (40% no Rotten Tomatoes). Além disso, as refilmagens geraram acusações de abusos que, num efeito dominó, fulminaram a reputação de Whedon e fizeram balançar produtores e executivos da própria Warner.

Segundo Whedon, as denúncia contra ele feitas por Ray Fisher - que foi o primeiro a relatar o comportamento tóxico do diretor no set - não eram "verdadeiras ou dignas de discussão". Whedon ainda questionou o caráter e a qualidade do intérprete do Ciborgue, definindo-o como "um mau ator, em todos os sentidos da palavra". "Estamos falando de uma força malévola", acrescentou.

Sobre a acusação de Gal Gadot, que revelou ter tido a carreira ameaçada por Whedon quando pediu para que uma cena de teor sexista fosse cortada, o cineasta rebateu dizendo que "inglês não é a língua materna" da atriz e que, por isso, ela teria entendido mal sua fala "irritantemente cheia de floreios".

Publicidade

Procurada para repercutir a entrevista, Gadot reforçou que "entendeu perfeitamente" as palavras de Whedon.

Sua denúncia ainda coincide com o que foi dito por Charisma Carpenter, da série "Angel", que ouviu do cineasta que ela "nunca mais trabalharia com ele ou com a 20th Century Fox".

Na entrevista, Whedon reconheceu arrependimento em relação à atriz. "Eu não fui educado", disse ele. Para dar contexto, a briga aconteceu porque ela engravidou durante as gravações da série.

Ele ainda acrescentou: "A maioria das minhas experiências com o Charisma foram encantadoras e deliciosas. Ela às vezes lutava com suas falas, mas ninguém conseguia acertar uma piada com mais força do que ela."

Publicidade

A reportagem ainda acrescentou relatos como o de Cynthia Bergstrom, figurinista de "Buffy: A Caça-Vampiros", que citou uma discussão em que o diretor apertou seu braço com tanta força que deixou marcas de unha em sua pele.

Para Whedon, as acusações são feitas por pessoas que usam "todas as palavras acusatórias da era moderna para me fazer parecer um monstro abusivo".

A carreira de Whedon está em queda livre desde que Fisher comentou pela primeira vez sobre suas experiências no set de "Liga da Justiça" há dois anos. Ele abandonou o filme de Batgirl e deixou a série "The Nevers", que criou para a HBO, e não tem novos projetos no horizonte.

Além disso, a HBO Max lançou uma nova versão de "Liga da Justiça" totalmente dirigida por Zack Snyder, que não inclui nenhuma das cenas refeitas por Whedon, após clamor dos fãs.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se