Johnny Depp aproveita homenagem para reclamar de seu cancelamento

22 set 2021 - 19h29
Foto: Instagram/Festival de San Sebastián / Pipoca Moderna

O Festival de San Sebastian serviu de palco para Johnny Depp voltar à tona e condenar a "cultura do cancelamento" nesta quarta-feira (22/9).

O ator americano deu uma entrevista coletiva ao ser homenageado com o Prêmio Donostia, dedicado às realizações profissionais de sua carreira, e aproveitou a oportunidade para desempenhar o papel de vítima. Segundo Depp, "ninguém está a salvo" dos julgamentos "instantâneos".

Publicidade

"Esses movimentos que surgiram, imagino que com a melhor das intenções, saíram do controle e eu posso afirmar: ninguém está a salvo", disse Depp em coletiva de imprensa. "Nenhum de vocês está salvo, desde que alguém esteja disposto a dizer qualquer coisa. Basta uma frase, não precisa fundamento, e o tapete é puxado. Não é só comigo que aconteceu. Já aconteceu com muita gente".

O detalhe é que a entrevista foi interrompida por alguém que ligou uma gravação com o depoimento da ex-esposa do ator, Amber Heard, descrevendo as agressões sofridas nas mãos de Depp.

A gravação veio do julgamento midiático do ano passado, que colocou o relacionamento do casal sob profundo escrutínio judicial, resultando numa sentença que apontou Depp como responsável por agressões no plural contra a ex-esposa durante o casamento.

Publicidade

"Que mensagem deseja passar a direção do Festival de San Sebastián? (…) Que as acusações de uma mulher não são confiáveis? (…) Que a arte está acima do bem e do mal?", questionou a Associação de Mulheres Cineastas e de Meios Audiovisuais (CIMA), numa das muitas condenações à homenagem de San Sebastian.

Em resposta, o festival confirmou que pensa igual ao ator, justificando a homenagem como um alerta contra o "linchamento nas redes sociais".

"Depp não foi detido, não foi acusado no tribunal nem condenado por maus-tratos, (então) quando alguém diz que ele é um agressor, esta pessoa está fazendo juízos de valor que vão além daqueles dos juízes", declarou à AFP o diretor do festival, José Luis Rebordinos.

Para dar contexto às palavras de Rebordinos, vale a pena recordar o que disse o juiz Andrew Nicol, responsável pelo processo em que Depp saiu derrotado. "Eu percebi que a grande maioria dos alegados ataques à Sra. Heard pelo Sr. Depp foram comprovados", disse Nicol.

Publicidade

O juiz aceitou 12 dos 14 relatos da atriz como verdadeiros, incluindo a agressão que ela sofreu em sua festa de 30 anos diante da irmã e um outro incidente que a deixou com os olhos roxos. Ele também validou a descrição de Heard de um período de três dias de tortura, com "ataques contínuos e múltiplos", enquanto o casal estava na Austrália para as filmagens de "Piratas do Caribe 5".

No julgamento, Heard ainda testemunhou que chegou a temer por sua vida, e Depp acabou confessando ter lhe dado uma cabeçada. Isto aconteceu depois que o áudio de uma discussão do casal veio à tona, em que o ator diz: "Eu te dei uma cabeçada na p*** da sua testa. Isso não quebra um nariz".

Resultado de um processo aberto pelo próprio Depp, ao decidir processar um jornal britânico que o chamou de "espancador da esposa", as duas semanas de julgamento em Londres também revelaram seus hábitos de excessos de drogas, bebidas e seu extravagante estilo de vida, o que prejudicou sua imagem e o levou a ser desligado da franquia "Animais Fantásticos", derivada do universo de Harry Potter.

Para completar, seu último filme finalizado, "Minamata", foi lançado direto para locação digital, de modo a evitar lhe dar oportunidade de dar qualquer outra declaração polêmica.

Publicidade

Após virar judicialmente um "espancador de esposa", seu único projeto em andamento é a dublagem de uma série animada infantil italiana, intitulada "Puffins".

Outra revelação feita no julgamento foi que o mesmo astro que agora é contra cancelamentos já tentou ser cancelador. O ator se esforçou para fazer a Warner demitir Amber Heard de "Aquaman" como retaliação por seu divórcio e teria ligações com uma campanha de "fãs" para cancelar a atriz nas redes sociais com o mesmo objetivo: tirá-la de "Aquaman 2".

Diante do juiz Andrew Nicol, ele confessou: "Eu estava me sentindo bastante amargo. Eu disse que queria que ela fosse substituída na sequência de 'Aquaman'".

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se