Críticos de Nova York elegem filme japonês como melhor do ano

4 dez 2021 - 02h56
(atualizado às 03h02)
Foto: Divulgação/Bitters End / Pipoca Moderna

O drama japonês "Drive My Car", de Ryusuke Hamaguchi, foi eleito o Melhor Filme de 2021 pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York (NYFCC, na sigla em inglês) na noite de sexta-feira (3/12).

Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Cannes deste ano e indicado pelo Japão a disputar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional, o longa acompanha um diretor viúvo que, ao ser convidado a comandar uma peça em Hiroshima, passa a contar com os serviços de uma motorista estoica, com quem começa a dividir histórias e segredos.

Publicidade

Os críticos de Nova York também votaram em Lady Gaga (por "Casa Gucci") e Benedict Cumberbatch (por "Ataque dos Cães") como melhores atores do ano.

Título mais premiado da lista, "Ataque dos Cães" ainda rendeu citações a Jane Campion pela Melhor Direção e a Kodi Smit-McPhee como Melhor Ator Coadjuvante. Kathryn Hunter foi eleita Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em "The Tragedy of Macbeth".

A lista ainda incluiu os vencedores de outras duas votações desta semana. "Licorice Pizza" (Melhor Filme da votação do National Board of Review, na quinta) como Melhor Roteiro e "A Filha Perdida" (Melhor Filme do Gotham Awards, na segunda) como Melhor Direção de Estreia - premiando, respectivamente, os cineastas Paul Thomas Anderson e Maggie Gyllenhaal.

Publicidade

O musical "Amor, Sublime Amor", de Steven Spielberg, levou o prêmio de Melhor Fotografia, "A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas" foi a Melhor Animação, o dinamarquês "Flee", de Jonas Poher Rasmussen, foi eleito Melhor Documentário, e o norueguês "The Worst Person in the World", de Joachim Trier, destacou-se como Melhor Filme Estrangeiro.

Fundado em 1935, o NYFCC inclui críticos de jornais, revistas e blogs especializados, mas não integrantes da crítica televisiva, por isso tende a favorecer uma produção mais independente. No ano passado, o vencedor de sua votação foi o drama indie "First Cow", de Kelly Reichardt, que nem sequer foi indicado ao Oscar.

Veja abaixo o trailer de "Drive My Car", que ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações