Em sua primeira entrevista após deixar a prisão, Allison Mack falou sobre como se envolveu com o culto sexual NXIVM, criado por Keith Raniere. Presa como cúmplice por tráfico humano por aliciar as vítimas da seita, a atriz contou ao podcast Allison After NXIVM, da emissora canadence CBC, que foi introduzida à organização de Raniere através de aulas de autoajuda indicadas por Kristin Kreuk, colega de elenco de Smallville.
No começo dos anos 2000, as duas atrizes moravam no mesmo prédio em Nova York, convivendo diariamente mesmo quando não estavam gravando a série sobre o jovem Superman. Kreuk teria ido a um curso de autoajuda em Vancouver, Canadá, e indicado para Mack. "[Ela dizia] 'é a ciência da alegria, é a coisa mais incrível! Deixou tudo melhor na minha vida, você precisa ir'", contou ela ao podcast.
"Ela estava super animada pelo curso, sabe? Ela tinha um coach e estava falando de um líder e uma supervisora, que era como nós chamávamos [Raniere] e Nancy [Salzman, co-presidente da NXIVM] na época", seguiu Mack.
A atriz ainda comentou as táticas dos cursos de Raniere que a levaram a abraçar o culto. "Estávamos aprendendo sobre o propósito da humanidade, e sobre como lidar com as diferenças de gênero e relacionamentos."
O propósito nefasto da NXIVM
À medida que a NXIVM crescia, Raniere passou a pedir que suas seguidoras, muitas jovens atrizes como Mack, Kreuk, Sarah Edmondson (Expresso do Amanhã), Nicki Clyne (Battlestar Galactica) e Grace Park (Um Milhão de Coisas), recrutaram colegas que vinham se destacando na indústria. Ele, no entanto, começava a articular a criação de um culto à sua personalidade.
Conforme publicado num artigo bombástico do The New York Times em 2017, ex-seguidores de Raniere entraram com denúncias contra a NXIVM, pedindo que as autoridades investigassem um subgrupo da organização, liderado por Raniere, Mack e Salzman, chamado D.O.S. (sigla em latim para a frase "mestre das companheiras obedientes"), ou "O Juramento".
Desde que a matéria foi publicada, diversas ex-membros do D.O.S. se manifestaram contra Raniere, incluindo Edmondson, Clyne e Catherine Oxenberg (Dinasty) e sua filha, India Oxenberg. Kreuk afirmou que desconhecia a existência do grupo.
Criado com a desculpa de ser um trabalho de empoderamento feminino, o grupo era estruturado entre "mestres" e "escravas", sendo que estas poderiam recrutar "escravas" para si. Todas estavam hierarquicamente abaixo de Raniere e eram muitas vezes convencidas a fazer sexo com ele. Além disso, elas eram marcadas a ferro e fogo com uma marca que continha as iniciais do líder da seita.
Para garantir o silêncio dos envolvidos, as membros do D.O.S. eram obrigadas a ceder garantias, normalmente imagens eróticas ou segredos pessoais, que seriam vazados caso elas traíssem o grupo.
Em 2018, Raniere foi preso e, ao lado de Mack, Salzman e outras mulheres, oficialmente acusado de uma série de crimes, incluindo falsidade ideológica, extorsão, trabalho forçado, tráfico sexual, lavagem de dinheiro, fraude e obstrução de justiça. Salzman e Mack se declararam culpadas das acusações e pegaram penas leves, de 42 e 36 meses, respectivamente.
Uma das acusações mais graves de Raniere foi a de abuso sexual contra menores de idade, com uma ex-seguidora o acusando de ter engravidado suas três irmãs, uma delas à época com 15 anos, e forçado-as a abortar.
Raniere foi condenado em 2020 a 120 anos de prisão. Ainda assim, muitos seguidores do NXVIM continuaram a apoiar seu líder, fazendo vigílias em frente à sua janela na Penitenciária de Tucson, conforme mostrado na série documental The Vow, produzida por ex-membros da seita e lançada na HBO Max em 2020.
Mack foi condenada a três anos de prisão em 2021, mas deixou a cadeia em 2023. Na época de seu julgamento, ela escreveu uma carta ao tribunal abordando seus crimes e se desculpando com suas vítimas, afirmando que o envolvimento com a NXIVM foi "o maior erro e arrependimento de minha vida".
Os sete episódios do podcast Allison After NXIVM estão disponíveis nas plataformas de streaming de áudio. As duas temporadas de The Vow podem ser conferidas na HBO Max.