Atriz de 'Além da Ilusão' revela medo de entrar em novela: "Questão de conexão com as pessoas"

Zu Vedovato dá vida a Lucinha, personagem que se veste de menino para realizar o sonho de jogar futebol, e volta a atuar com Rafael Vitti

23 jun 2022 - 15h47
Zu Vedovato tem jornada dupla ao interpretar Lucinha e Lúcio na novela ‘Além da Ilusão’
Zu Vedovato tem jornada dupla ao interpretar Lucinha e Lúcio na novela ‘Além da Ilusão’
Foto: Ieda Ribeiro/ Divulgação/ TV Globo

Apesar da pouca idade, a atriz Zu Vedovato, de 19 anos, tem um currículo extenso na televisão. Ela já participou de 'Avenida Brasil' (2012), 'Malhação' (2015), 'A Cara do Pai' (2016) e 'Sangue Bom' (2013), todas produções da TV Globo. Mas a jovem ainda sente um frio na barriga ao embarcar em sua nova aventura nas telinhas, a personagem Lucinha em 'Além da Ilusão', atual novela da faixa das 18h da emissora.

"Eu tinha esse medo, é muito difícil entrar no meio de um projeto", conta Zu. "Eu nunca tinha participado de um projeto que já estava em andamento. Quando você entra, é como se você estivesse caindo de paraquedas em um habitat diferente. As pessoas já estão em um ritmo muito frenético de gravação e você precisa entrar nesse clima, e às vezes é difícil, porque é tudo questão de conexão com as pessoas. Às vezes não rola tanto", revela. 

Publicidade

A apreensão da atriz, segundo ela mesma admite em entrevista ao Terra, foi à toa. Além de bem recebida e acolhida pela equipe, Zu pôde viver um reencontro especial com o ator Rafael Vitti. Os dois atuaram juntos em 'Malhação' como os irmãos Pedro e Tomtom. 

Vitti protagoniza a novela das 18h, ao lado de Larissa Manoela. 

"Uma das primeiras cenas minhas como Lucinha foi com o Rafael. A gente ficou brincando que não éramos mais os personagens de 'Malhação'. Rimos muito e quase não conseguimos gravar", lembra. "O Rafa me chama de maninha até hoje". 

Personagem duplo 

Lucinha é o tipo de personagem que exige duas vezes mais das habilidades de uma artista. Seu sonho é jogar futebol, algo proibido para as mulheres nos anos 1940, época em que se passa a trama. Para burlar a lei, Lucinha se veste de menino e passa a usar o nome Lúcio.

Publicidade

O papel é de uma garota destemida e a frente do seu tempo.

"Eu comparo ela com a Tomtom. Ambas tem uma cabeça à frente, mas a Lucinha pensa mais no lado político, e a Tomtom pensava mais no romance", lembra.

A preparação para as transformações exigidas pela personagem incluiu preparação vocal, para que a voz soasse mais natural e não machucasse, parte do cabelo raspado e prática de futebol. Zu garante que a última cena de Lucinha como Lúcio foi feita 100% por ela, sem a ajuda de dublês, nem mesmo nas partes mais complicadas do jogo.

"Eu fiquei surpresa com a minha habilidade de jogar futebol", conta Zu, que emplacou um gol de bicicleta.

Rafael Vitti era Pedro, o irmão de Tomtom em 'Malhação'
Foto: Helcio Neto/Gshow

O futuro de Lucinha

Zu Vedovato evita detalhes sobre a reta final da personagem, mas ela já adianta que Lucinha não será algo que todo mundo espera. A coragem que ela tem, de se vestir de menino para jogar futebol, será usada para finalizar sua passagem pela novela. 

Lucinha também viverá um momento especial com Onofre, personagem interpretado por Guilherme Silva. 

Publicidade

"Vai ser uma cena muito linda, que eu tive o prazer de compartilhar com o Gui, que me emociona muito ao fazer", revela. 

*Com edição de Estela Marques.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações