É difícil lembrar que o fatídico ano de 2020 começou com o lançamento de um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos. No mesmo ano em que o tempo parou para muitos, inclusive para Hollywood, o diretor Sam Mendes conseguiu se antecipar e levar aos cinemas 1917, o filme ambientado na Primeira Guerra Mundial que ganharia três Oscars. Cada centavo de seu orçamento de quase 100 milhões de dólares valeu a pena, pois o filme arrecadou mais de 384 milhões, tornando-se um sucesso mundial.
O espetáculo de 1917 foi reconhecido pela 92ª Academia de Cinema de Hollywood. O filme foi indicado em 10 categorias do Oscar e, por fim, ganhou três estatuetas douradas: Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais. Seu trabalho artesanal, as escolhas do diretor e o afastamento da Segunda Guerra Mundial ou da Guerra do Vietnã, como estamos acostumados em filmes como O Resgate do Soldado Ryan ou Nascido para Matar, fizeram desse filme de guerra um favorito entre a maioria dos cinéfilos e críticos.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
O sucesso global do filme de guerra se refletiu em suas classificações, com uma pontuação de 89% no Rotten Tomatoes, cujas críticas elogiam sua grandiosidade visual e sua utilização de meios. A crítica do AdoroCinema deu ao filme 4,5 de 5 estrelas e elogia tanto o plano sequência que acompanha o protagonista, George MacKay, quanto a arte de seu diretor de nos apresentar a arte da guerra.
Para ver no streaming: Este emocionante filme de guerra foi premiado, com toda razão, com 6 Oscars