Existe uma aura inigualável nas produções dos anos 1990 que, além da estética característica, segue um jeito bem específico de contar histórias. No campo das animações, por exemplo, foi o momento de muitas pessoas entrarem em contato com X-Men: The Animated Series e acompanhar as aventuras de As Tartarugas Ninja, que começaram um pouco antes da década, mas seguiram firmes no período.
Naturalmente, filmes e séries conseguem extrair, muitas vezes de maneira involuntária, elementos da época em que foram idealizados de maneira singular. Estes dez anos que encerraram o século 20 ficaram marcados por um processo intenso de globalização, com o crescimento da internet e a dissolução dos conflitos guiados pela Guerra Fria. Foi um momento de experimentação no audiovisual, principalmente com o resquício do período anterior de insegurança e o início do otimismo por essa era de mudanças.
É neste cenário que Gárgulas foi desenvolvida. Criada por Greg Weisman (Justiça Jovem) e Michael Reaves (Caverna do Dragão), a série utiliza mitos e lendas sobre as criaturas que protegiam castelos, estátuas que ganhavam vida após o sol se pôr. Inicialmente, os produtores pensavam em criar uma comédia voltada para o público infantil, mas logo a narrativa ganhou um tom sombrio que posteriormente foi muito elogiado devido à sua complexidade e atmosfera levemente soturna.
Criaturas guerreiras que protegiam o castelo de Wyvern, na Escócia, em 994 D.C., as gárgulas sofrem uma traição quando…
Clássico absoluto no streaming: Este é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos